sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Bruno Oliveira foi o mais rápido das BT-50 do Desafio Total/Mazda
Publicado em sexta-feira, setembro 28, 2012
Bruno Oliveira destacou-se entre os concorrentes do Desafio Total/Mazda 2012 no âmbito da Baja TT Idanha-a-Nova, que hoje teve o seu primeiro dia competitivo. Acompanhado por Vânia Paim, o piloto açoriano foi o mais rápido no conjunto da dupla passagem pela Super Especial desenhada na Sra do Almortão.
Oliveira cumpriu os 18 km competitivos em 17 minutos e 55,9 segundos, numa especial bastante ensopada e com algumas rasteiras, fruto da chuva que teima em assolar a região desde a noite da véspera, deixando João Rato a 27 segundos e Miguel Paião a 1 minuto e 11,7 segundos, no acumulado das duas voltas ao traçado.
“O terreno está como eu gosto, divertimo-nos imenso no prólogo sem pensarmos no cronómetro e, afinal, acabou por ser um excelente resultado”, referiu Bruno Oliveira no final deste primeiro aperitivo, para a verdadeira prova de força, a correr-se amanhã, uma dupla passagem pelos cerca de 330 km do único Sector Selectivo.
Segundo mais rápido, João Rato afirmou “que se não fosse pela saída de estrada na segunda passagem poderia estar muito mais perto, ou mesmo à frente do Bruno”, referindo-se ao percurso como “um verdadeiro lamaçal”.
Miguel Paião, o terceiro piloto do Desafio Total/Mazda amanhã na estrada, refere ter tido “imensas difculdades na primeira passagem, dado nunca tinha guiado a BT-50 nestas condições. Na segunda volta, adaptámo-nos melhor, embora tenhamos piorado o ‘crono’, à semelhança de todos os demais pilotos”.
O restante escalonamento entre as pick-ups Mazda BT-50 fez-se com Carlos Pinto, que sai a cerca de 10 segundos de Paião, e Etelvino Carvalho, a cerca de um minuto e meio dos mais rápidos. Rui Lopes será o 5º piloto Mazda em pista, ele que se viu afectado por problemas na primeira volta. Mas ainda assim melhor do que Durval Costa, que perdeu muito tempo na segunda volta, atascado num morro que delimitava o troço-espectáculo desta prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.
Registe-se a presença de três Mazda BT-50 no top-10 desta Super Especial, ocupando respectivamente os 4º, 6º e 10º lugares da classificação geral.
A dupla Super Especial em resumo
Na primeira volta ao bastante molhado e escorregadio percurso da Super Especial, Bruno Oliveira foi o mais rápido (com o 4º tempo da geral absoluta, com 8m51,6s), deixando João Rato a 3,0s e Durval Costa a 6,2s. Seguiu-se-lhes o grupo composto por Carlos Pinto (a 28,9s), Etelvino Carvalho (a 36,1s) e Miguel Paião (a 38,2s). Rui Lopes fechou o pelotão das Mazda BT-50 nesta SSS1, fazendo um tempo quase dois minutos mais lento do que o de Oliveira, depois de, no regresso à pista depois de uma ligeira saída de estrada, ter levado uma pancada do concorrente seguinte na estrada, que ‘escorregou’ no mesmo local.
Fruto da muita água que se acumulou e da lama gerada, a segunda passagem mostrou-se um pouco mais lenta para todos pilotos, sendo que nesta volta os mais prejudicados foram Durval Costa (que ficou ‘preso’ num morro) e João Rato (saiu de estrada e bateu de lado numa árvore, partindo o vidro do seu navegador, o ‘motard’ Paulo Marques). Bruno Oliveira voltou a ser o mais rápido, deixando João Rato a 24,0s e Miguel Paião a 33,5s. Carlos Pinto e Etelvino Carvalho fizeram esta segunda volta com apenas cinco décimas de diferença entre eles, com vantagem para este último. Rui Lopes e Durval Costa foram o 6º e o 7º classificados nesta SSS2.