domingo, 1 de janeiro de 2012

Leonid Novitskiy é o primeiro líder


- Dia marcado pelo domínio dos MINI que monopolizaram o pódio;
- Os pilotos portugueses entraram em muito bom plano com Carlos Sousa a ser 6º e Leal dos Santos 10º.


A primeira etapa nos automóveis não trouxe grandes surpresas, com o já esperado domínio dos MINI da X-Raid. Leonid Novitskiy acabou por ser o mais rápido nos 57 Km's da especial, na frente de dois dos seus colegas de equipa: Holowczyc e Peterhansel, respectivamente. Os três pilotos ficaram separados por apenas 9 segundos.

Giniel De Villiers mostrou hoje que poderá levar a sua Toyota Hiluz a um lugar de destaque, sendo certo que este será um dos pilotos que tudo fará para impedir o domínio completo da formação germânica. O vencedor de 2009 foi hoje o 4º classificado a 15 segundos do vencedor da etapa e na frente do americano Robby Gordon, que fechou o Top 5 com o seu "grande" Hummer H3. De realçar que Gordon teve de rebocar Nasser Al-Attiyah, o seu colega de equipa, durante os últimos Km's da especial, pois o Hummer do piloto do Qatar, que também esteve na liderança da etapa, teve alguns problemas de motor.

Em destaque estiveram também os pilotos portugueses, nomeadamente Carlos Sousa que levou o seu Great Wall Haval à 6ª posição da geral. Também Ricardo Leal dos Santos teve um dia positivo, alcançando o 10º posto, ele que é penalizado pelo peso extra de material que leva no seu All4 Racing.

Francisco Pita concluiu também a etapa, mas teve alguns problemas no motor do seu Buggy, terminando em 127º.

Ouça as declarações dos pilotos:

Leonid Novitskiy




Kryzstof Holowczyc



Stephane Peterhansel




Robby Gordon




Classificações - Etapa 1:


1º L. Novitskiy
2º K. Holowczyc +5s
3º S. Peterhansel +9s
4º G. De Villiers +15s
5º R. Gordon +49s
6º C. Sousa +52s
...
10º R. Leal dos Santos +2min13s
...
127º F. Pita +43min52s