domingo, 1 de janeiro de 2012

"Chaleco Lopez" entra a vencer. Portugueses com entrada cautelosa!


- O piloto chileno Francisco "Chaleco" Lopez começou da melhor forma o seu Dakar 2012, sendo o primeiro líder entre as duas rodas;
- Portugueses entraram com cautelas, mas estão em boa posição para a a corrida "a sério"...


Começou hoje o a edição de 2012 do Dakar. Depois da partida simbólica no dia de ontem em Mar del Plata, os concorrentes tiveram hoje o primeiro dia de competição, ainda que com uma pequena especial de 57 Km's. Os homens das duas rodas foram os primeiros na estrada, com Marc Coma, o vencedor do ano passado, a ser o primeiro concorrente a partir...

Numa especial já com algumas zonas técnicas Francisco Lopez, da Aprilia, foi quem carimbou o melhor crono. O chileno com o dorsal número 4 foi 14 segundos mais rapidamente que o espanhol vencedor da última edição, Marc Coma.

Javier Pizzolito entrou também muito bem na corrida ao obter o 3º tempo, 27 segundos atrás de Lopez e 3 segundos à frente de Quinn Cody, o piloto da KTM que foi 4º. Jakub Przygonski fechou o top 5.

Quanto aos portugueses, tiveram uma prestação discreta mas não cometeram erros e colocaram-se em boa posição para os dias que se aproximam. Rúben Faria acabou por ser o melhor, na 8ª posição. O piloto da KTM conseguiu ser melhor que o seu colega de equipa, Cyril Despres, que foi apenas o 13º.

Hélder Rodrigues foi o 15º melhor classificado, num dia que não foi perfeito, pois logo à saída do Parque Fechado, a Yamaha teimava em não pegar e o piloto teve de desligar o sistema eléctrico do Road-Book, sendo assim obrigado a fazer toda a etapa sem o Road-Book eléctrico.

Na equipa Bianchi Prata, Paulo Gonçalves foi o melhor chegando à 16ª posição e Pedro Bianchi Prata ficou em 54º.

O dia ficou ainda marcado pela primeira morte desta edição de 2012, logo nesta primeira etapa. O motard Jorge Boero foi vítima de uma queda ao Km 55 e entrou em paragem cardio-respiratória. Os médicos nada puderam fazer e o Dakar faz assim, infelizmente, mais uma vítima na sua história. O MaisTT apresenta à Familía e Amigos do motard as mais sinceras condolências.

Ouça as declarações dos pilotos:

Francisco Lopez




Hélder Rodrigues




Classificação - Etapa 1:


- 1º F. Lopez
- 2º M. Coma +14s
- 3º J. Pizzolito +27s
- 4º Q. Cody +30s
- 5º J. Przygonski +49s
...
- 8º R. Faria +1min18s
...
- 15º H. Rodrigues +1min51s
- 16º P. Gonçalves +1min57s
...
- 56º P. Bianchi Prata +7min46s

Foto: DPPI