terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Apresentação do Team Bianchi Prata 2012


Rally Dakar 2012

O ano 2012 arranca com a maior e a mais desafiante competição de todo-o-terreno, o Rally Dakar 2012. Pelo quarto ano consecutivo em solos sul-americanos, esta edição do Dakar vai incluir mais um país vizinho - o Peru.

Com cerca de 8363kms para concluir, o Dakar 2012 contará com catorze etapas desenhadas ao longo da Cordilheira dos Andes, Deserto do Atacama e solos peruanos em si muito semelhantes aos africanos.

A grande diversidade de pisos associada à difícil e rigorosa navegação, exigiu aos pilotos da Equipa Bianchi Prata treinos intensos durante todo o ano para estarem à altura do evento desportivo mais importante da modalidade off-road.

Desde o ano 2006 a participar no Dakar, a Equipa Bianchi Prata tem demonstrado sempre grande determinação e persistência para alcançar os seus objetivos e elevar as cores de Portugal.


Ø Pedro Bianchi Prata

Com vasta experiencia no desporto motorizado, o piloto e team manager da Equipa Bianchi Prata concretizará a sua quinta presença, naquela que é considerada a mais árdua prova do mundo.

Pedro Bianchi Prata participou em várias provas nacionais e internacionais tendo em vista a preparação para esta 33ª edição do Dakar, de forma a superar o 30º lugar da classificação geral alcançado no ano anterior.

Durante o decorrente ano, o piloto conquistou o 7º lugar da classe no Rally dos Sertões (Agosto) e do Rally Merzouga (Novembro). Tendo também realizado algumas provas do Nacional de Todo-o-Terreno e a Baja de Espanha Aragão, Pedro Bianchi Prata sente-se preparado para as várias adversidades que o Rally Dakar certamente lhe trará.

O piloto portuense explana os seus objetivos para a prova sul-americana: " O meu objetivo é um lugar no top 15. Vou-me concentrar totalmente na minha prova. Estou confiante na Husqvarna TE449Rally e no sucesso do meu desempenho. "


Ø Paulo Gonçalves

Conhecido como Speedy Gonçalves, o piloto de Esposende tem se destacado a cada ano que passa no Rally Dakar.

Em 2010, Paulo Gonçalves encontrava-se no 4º lugar da geral, da 6ª etapa, mas uma queda, que lhe provocou fraturas na clavícula e pulso, obrigou-o a desistir. No Dakar´11, o piloto foi também forçado a abandonar o rally após ter fraturado novamente a clavícula. Nesse mesmo ano, Paulo Gonçalves alcançou por duas vezes o pódio, tendo vencido a 5ª etapa.

Após a devida recuperação, o piloto, neste ano, sagrou-se campeão do campeonato de Cross-Country Alemão e alcançou o 2º lugar na Baja Espanha Aragão. Competiu também no Nacional de TT, no Rally dos Sertões e Rally de Marrocos permitindo-lhe melhorar a sua performance desportiva.

Integrado na Husqvarna Rallye Team by Speedbrain, Paulo Gonçalves espera que seja desta que consiga chegar à última etapa do Rally Dakar aos comandos da Husqvarna TE449 RR.

" Vai ser a minha sexta participação no Dakar. O meu objetivo principal é terminar o rally, tentando sempre um lugar no pódio. Tenho tudo para o conseguir. "


Nacionais 2012

Sendo uma das mais reconhecidas equipas nacionais, a Equipa Bianchi Prata prova uma vez mais a grande capacidade de organização e vontade de vencer que a caraterizam.

Tentando sempre acrescentar mais valores ao desporto nacional, novos projetos e objetivos foram lançados visando os campeonatos nacionais de Enduro e Todo-o-Terreno 2012.

O team manager, Pedro Bianchi Prata, que lidera e monitoriza a Equipa Bianchi Prata, explicou os objetivos delineados para este ano: " Os objetivos são muito ambiciosos! Vamos estar muito fortes no Enduro, pois já não o estávamos desde 2006, e continuaremos a sê-lo cada vez mais no TT. Tenho consciência que vai ser uma época extremamente difícil mas vamos trabalhar muito para cumprir os objetivos traçados. É uma grande honra ter tantos campeões na equipa e espero que 2012 seja um ano para ficar na memória de todos. Quanto a mim, participarei apenas em rallys internacionais e bajas. Nos nacionais quero estar concentrado nos nossos pilotos."

Nos dias de hoje, é praticamente impossível, a qualquer equipa, elaborar um programa desportivo extenso e ambicioso sem que isso envolva a participação de patrocinadores. O Team Bianchi Prata trabalhou, trabalha e trabalhará para que as contrapartidas não sejam apenas uma simples troca de logótipos por ajuda financeira e / ou material. Durante toda a época desportiva, várias ações serão planeadas e realizadas com intuito de capitalizar o esforço feito por ambas as entidades. Sem a fundamental ajuda da Vodafone, KIA, BP Ultimate, Husqvarna e Polisport e de muitos outros, seria inviável levar os pilotos da equipa às maiores competições internacionais e nacionais. Neste âmbito, a Equipa Bianchi Prata espera corresponder à confiança em si depositada por todos os patrocinadores.

É no Campeonato Nacional de Enduro que a Equipa Bianchi Prata conta com mais novidades. Até ao presente ano, apenas o piloto Elias Rodrigues competia neste mesmo campeonato. Para a época 2012 que se aproxima, o piloto vai ter vários companheiros de equipa. Estes são:

Ø Paulo Felícia

O piloto transmontano teve um ano em grande; foi Campeão Europeu de Enduro Absoluto e de Elite I e ganhou também o Campeonato Nacional de Enduro Absoluto.

Tendo iniciado a sua carreira em 2002, Paulo Felícia teve uma breve passagem no motocross, solidificando, posteriormente, o seu percurso no Enduro nacional e internacional.

O piloto, que participou na competição International Six Days of Enduro de 2004 a 2008, afirmou: " Com o, ainda, pouco contacto que tive com a minha nova equipa, pude já constatar que é uma estrutura bastante profissional. Com isso, espero que consigamos, não apenas eu, mas todos, atingir resultados positivos. No meu caso, seriam ganhar o Nacional de Enduro novamente. "

Ø Carlos Alberto

O Campeão Nacional de Enduro´11 na Classe Open, só em 2010 começou a competir em provas de Enduro. Tendo na sua estreia, obtido o segundo nesta mesma classe.

O piloto Carlos Alberto pretende ter uma prestação regular e terminar as seis provas pertencentes ao calendário do Nacional de Enduro 2012. Quanto à sua inclusão na Equipa Bianchi Prata, o piloto declarou: " As minhas expectativas são as melhores! O team Bianchi Prata é uma equipa com vários anos de competição, sendo já bastante experiente. Sinto que vou ter as melhores condições para poder trabalhar e conseguir mostrar resultados positivos, isto é, ficar nos três primeiros lugares da Elite II e, claro, tentar alcançar o título. "


Ø Diogo Ventura

Iniciou-se em 2004 no Motocross e em 2006 no Supercross, o piloto Diogo Ventura, foi vice-campeão de Enduro na classe Júnior deste ano. O jovem piloto obteve, na classe Júnior, o terceiro e quinto lugares no Enduro das Nações, anos 2010 e 2009, respetivamente.

O piloto tem como objetivo para 2012, ser campeão na classe Elite II: " Tenho os melhores objetivos para o ano de 2012 na minha nova equipa. Estou no lugar certo para evoluir e progredir no Enduro, tanto a nível nacional como internacional. Como sou muito jovem, tenho a certeza que vou aprender muito com a ajuda do Team Bianchi Prata. "


Ø Elias Rodrigues

Após ter sofrido, no mês de Setembro, uma grave queda durante uma prova, o piloto encontra-se ainda em recuperação. Tendo alcançado, no corrente ano, o terceiro lugar na classe Open, Elias Rodrigues ainda não se encontra apto para competir no Nacional de Enduro.

Embora descontente com o sucedido, Elias Rodrigues está consciencializado que terá ainda alguns meses de trabalho e restabelecimento: " O meu objetivo é, essencialmente, recuperar da queda que sofri. Não tenho objetivo treinos, nem mesmo a nível físico, pois é ainda muito cedo. Apesar de este ser um processo lento, pretendo continuar em competição. "

Para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Equipa Bianchi Prata mantém os seus pilotos, que desde já, têm demonstrado um esforço notável com intuito de obterem bons resultados.


Ø Paulo Gonçalves

O piloto com mais títulos no motociclismo nacional, vai continuar a vestir a camisola do Team Bianchi Prata. Para o Nacional de TT, Paulo Gonçalves declarou: " Tenciono ganhar a classe TT3, à qual fiquei em segundo lugar nesta época, e vou dar o máximo para ser campeão nacional. "


Ø Luís Ferreira

Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2011 na classe TT1, Luís Ferreira tem como objetivo voltar a ser campeão pelo segundo ano consecutivo: " Espero vencer novamente a minha classe e fazer o melhor possível à geral. Desde o término da época 2011, tenho continuado a treinar, como tal, sinto confiança suficiente para concluir o campeonato´12 com mais vitórias. "


Ø Luís Teixeira

O piloto algarvio, que alcançou o terceiro lugar na classe TT2, vai, na época 2012 competir na classe TT3. Nesta, Luís Teixeira pretende alcançar no mínimo os três primeiros lugares da classe e os cinco primeiros da geral: " Tenho treinado bastante pois quero ter melhores resultados nesta próxima época desportiva. "

Outra grande novidade é o regresso da Equipa Bianchi Prata à tão popular modalidade de Motocross.


Ø Henrique Nogueira

A aposta da equipa recai sobre o jovem piloto, Henrique Nogueira. Desde cedo, que Henrique Nogueira demonstrou aptidão para o desporto motorizado mas apenas em 2009 completou uma época no Motocross, onde alcançou o 5º lugar. Durante a temporada de 2011, o piloto competiu no Motocross e Supercross onde obteve o 6º e 3º lugares, respetivamente.

Nesta próxima época desportiva de 2012, Henrique Nogueira manifestou os seus objetivos e expetativas: " O meu objetivo é ser campeão de MX2. Depois da experiencia colhida ao longo das épocas, estou confiante em atingir o que pretendo. Pertencer a uma das melhores equipas portugueses será uma mais-valia, pois estou certo que terei todas as condições para progredir como piloto. "


Ø Cristóvão Teixeira

O piloto Cristóvão Teixeira continua imparável no mundo off-road nacional. Após vários anos de desafios, o piloto portuense continua a enfrentá-los sempre com a garra e confiança com o único objetivo de somar vitórias.

Cristóvão Teixeira pretende este ano vencer os campeonatos MX2, Troféu Vintage e Regional Norte.

A apresentação do Team Bianchi Prata 2012 para o Rally Dakar e para os Campeonatos Nacionais de Enduro e Todo-o-Terreno ocorreu no NorteShopping, Matosinhos, próximo da loja Throttleman. Assim, foi também possível conjugar o lançamento da nova coleção da Throttleman baseada no Rally Dakar com a apresentação oficial da Equipa Bianchi Prata.