domingo, 27 de novembro de 2011

Muita animação nas primeiras horas da corrida


Terceiro classificado na edição do ano passado, o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) era o líder da presente edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira quando estavam cumpridas as primeiras cinco horas de uma corrida bastante movimentada e que já tivera vários comandantes.

Das 90 equipas presentes nos treinos cronometrados, largaram 86 formações, sendo a principal ausência a da formação francesa liderada por Hugues Moilet, uma vez que os estragos provocados no MGR 206 cc pelo despiste nos treinos foram impossíveis de reparar. Também Stephane Barbry, com o BMC BMW que ganhou a edição de 2010, seria forçado a largar das boxes para poder reparar os problemas de suspensão que o carro apresentava, perdendo desde logo imenso terreno.

Depois do sempre espectacular momento da largada, seria Laurent Poletti (Asmo Porsche) a tomar conta dos acontecimentos, impondo o ritmo da corrida, seguido por por Dornel e por António Coimbra, na altura aos comandos do BMW Oryx. No entanto, uma paragem prematura de Poletti permitiu a Dornel ascender ao comando, situação que seria alterada durante a terceira hora, aproveitada por António Coimbra para, de forma algo surpreendente, assumir a liderança com um carro de duas rodas motrizes.

Foi nestas condições que José Pedro Fontes rendeu o seu colega de equipa, mas alguns problemas com o carro obrigaram o campeão nacional de velocidade a ter de passar pelas boxes para reparar o sistema de lavagem do pára-brisas, obrigando-o a cair na classificação.

Deste modo, seria Dornel a recuperar a primeira posição, sendo ainda de destacar a excelente performance de duas equipas portuguesas nesta fase inicial da corrida, com saliência particular para a Toyota Hilux da equipa liderada por José Cunha, a ocupar um sensacional segundo lugar. Uma nota ainda para a Mazda BT50 de Rui Lopes, a rodar na sexta posição, posição que pouco servia os seus interesses em termos de Desafio Elf-Mazda, uma vez que o grande favorito desta competição, João Rato, rodava na 12ª posição mas segundo nesta iniciativa monomarca, situação que a manter-se seria suficiente para lhe garantir a vitória final.

Classificação após 5 horas de corrida: 1º Dornel/Lacam/Garicoix/Castan (Caze Buggy), 26 voltas em 5h 01m 20,98s; 2º Silva/Rolla/Inácio/Ramos/Cunha (Toyota Hilux), a 2m 55,41s; 3º Boullet/Duplé/Dubois/Jaffrennou (Sadev Buggy), a 5m 20,61s; 4º Fontes/Coimbra/Barbosa/Lauilhe/Vincendeau (BMW Oryx), a 1 volta; 5º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 1 volta; 6º Lopes/Oliveira/Pais/Costa (Mazda BT50), a 1 volta; 7º Poletti/Annee/Desgranges (Asmo Porsche), a 1 volta; 8º Andrade/Duplé/Sousa/
Pita (Monce Clio V6), a 1 volta; 9º Durand/C. Duplé/Masson/Quinet (Fouquet Buggy), a 1 volta; 10º Beheity/Despujols/Capin/Letu (Beheity), a 2 voltas; etc.