quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dakar 2012: Caravana maior e melhor


Foram hoje relevados em Paris os detalhes do Dakar 2012, que será disputado de 1 a 15 de Janeiro na América do Sul, percorrendo desta vez três países: A Argentina, o Chile, o Perú. O Dakar irá assim descobrir o 27º país, nas últimas três etapas da prova, rumo ao final instalado na capital Peruana, Lima. A travessia do continente, do Atlântico até ao Pacífico é extremamente cativante, e agrada à grande maioria dos amantes do todo o terreno e dos espaços abertos. No próximo ano arrancarão para a prova 465 veículos, representando um aumento de 15% comparando com a edição de 2011.

A areia e das dunas irão fazer parte do programa nos três paises em 2012. No entanto, desde as dunas de Fiambala rumo à travessia dos Andes, das dunas extraordinariamente grandes do deserto Atacama, ou aquelas no Perú que se extendem em longas filas, tornam qualquer previsão acerca do desenrolar da corrida algo muito complicado de fazer.

Nas motos, a presença de um grande número de pilotos rápidos e motivados também não simplifica nada quaisquer tarefas de "advinhar". Marc Coma e Cyril Despres serão eventualmente os favoritos, mas muitos outros irão querer dizer algo na luta pela vitória. O Português Hélder Rodrigues e David Casteu em Yamaha, Francisco "Chaleco" Lopez ou Pal Anders Ullevalseter serão apenas alguns dos interessados em participar na luta. Paulo Gonçalves em Husqvarna e Quinn Cody, o melhor estreante de 2011, em Honda são outros dos pretendentes aos lugares da frente.

Nos automóveis a saída Volkswagen deixou de alguma forma um vazio, acentuado pelo "não regresso" de Carlos Sainz e Nasser Al-Attyiah. Porém, com a saída do gigante, surge pela primeira vez a oportunidade de uma verdadeira luta pela vitória, com muitos carros e muitos pilotos desejosos de reclamar a sua parte nas vitórias em etapas e á geral. Só a X-Raid levará 5 Minis All4 Racing, liderados por Stephane Peterhansel, a quem se juntam Nani Roma, Krzysztof Holowczy, Ricardo Leal dos Santos e Leonid Novitskiy. Quem também tem uma oportunidade de ouro este ano é Robby Gordon. Depois de alguma especulação acerca da "carcaça" do seu veículo, acabou por não se confirmar a metamorfose em Maserati Kubang, e o Americano irá novamente conduzir o célebre e muito amado pelos fãs Hummer. Quem também está de olhos postos no podio é Giniel De Villiers, que este ano irá conduzir uma Toyota Hilux produzida na Africa do Sul. De facto, o Sul Americano tem muitos e bons motivos para estar confiante: foi o primeiro vencedor do Dakar Sul Americano, tem a experiência de vários anos na VW e o seu carro tem dado indicações muito positivas nos testes que têm sido efectuados.

Este ano, um dos candidatos aos lugares de topo é uma marca Chinesa: A Great Wall. Os chineses não olharam a esforços, e adquiriram uma das melhores bases mecânicas do momento, com muitos e bons resultados conseguidos nos ultimos anos, aplicaram-lhe uma carroçaria de um dos seus modelos, e contrataram o Português Carlos Sousa, que regressará assim ao Dakar com uma viatura capaz de dar muita luta.

A Volvo este ano também terá um carro de topo a participar no Dakar, pelas mãos da Sueca Pewano. O Volvo XC60RR será conduzido por Alfie Cox, que se mostrou muito entusiamado com as prestações do carro durante as sessões de testes.

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Fonte: todoterreno.pt