
Agora já é oficial: Carlos Sousa irá participar no Dakar 2012 ao volante de um veículo da marca Great Wall, que é o maior fabricante Chinês, e que desde há algum tempo tem marcado presença regular no Rali Dakar. O Português irá ter a seu lado Jean-Pierre Garcin, e ao que tudo indicia a bordo de uma veículo com a designação Haval.
Já há algum tempo que se especulava acerca do carro com o qual Carlos Sousa iria participar no Dakar. O piloto tinha dito aquando do seu abandono do CPTT, que seria um veículo bastante competitivo e que lhe dava garantias de ter condições para obter um grande resultado. Ao que tudo indica, os carros que Sousa e o Chinês Zhou Yong irão utilizar têm muitos componentes com origem em outro fabricante, deixando para os chineses apenas a carroçaria e pequenos detalhes, tornando assim esta nova máquina em algo bastante competitivo. Quanto á assistência durante a prova, caberá à estrutura do Francês Phillipe Gache.
A equipa esteve recentemente em Marrocos para uma sessão de testes, onde o Português pode experimentar a nova máquina bem como realizar já algumas afinações e correcções em alguns detalhes, embora o tempo que tenham disposto não tenha sido o suficiente, pois em breve as viaturas serão embarcadas em França rumo á Argentina. Só então o piloto se voltará a sentar ao volante do seu novo carro, para a partida do Dakar 2012.
No entanto, a situação precipitou-se pela publicação oficial da lista de participantes no Dakar 2012, pois a apresentação da equipa, do seu veículo e dos pilotos ainda não teve lugar.
Fonte: todoterreno.pt