quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Desafio Elf/Mazda na festa do TT
Publicado em quarta-feira, outubro 26, 2011
O Desafio Elf/Mazda prepara-se este fim-de-semana para ‘dobrar’ o meio da temporada. Depois de realizadas as duas primeiras provas, em Reguengos e em Idanha-a-Nova, chega novo ponto alto do ano, com a inclusão das ‘pick-ups’ BT-50 no programa da 25ª edição da Baja Vodafone 500 Portalegre. Trata-se de uma prova muito especial, onde todos querem não só participar, como também vencer, pois uma vitória na jornada alentejana é sempre um marco na carreira de qualquer piloto.
Este ano o percurso deverá apresentar menos lama que o habitual, uma vez que o Verão se estendeu em Portugal até ao final de Outubro, pelo que a chuva esperada ao longo desta semana não deve ser suficiente para alagar o terreno. Em termos competitivos espera-se também maior animação, numa prova tradicionalmente dura e que obriga a alguns cálculos adicionais e a especiais atenções para com as várias ratoeiras do percurso.
Na presente temporada do Desafio Elf/Mazda o dominador tem sido João Rato, piloto que conta com duas vitórias em outras tantas provas, sendo, por essa razão, apontado como natural favorito. Contudo, em Portalegre, ele volta a ter um adversário de peso: João Pais, o vencedor do Desafio Elf/Mazda 2010, não disputa a presente temporada na íntegra, mas vai estar na grande festa do TT nacional, sendo, naturalmente, um forte rival de Rato. Também Bruno Oliveira quererá colocar para trás das costas os azares desta temporada, conquistando aqui um bom resultado! Recorde-se que Oliveira foi o primeiro vencedor da competição organizada pela Mazda Motor Portugal em 2008, com o suporte da Elf.
No campeonato, até ao momento, Pedro Barroco e Rui Lopes têm sido os maiores perseguidores de João Rato, ocupando por duas vezes os outros lugares do pódio, por esta ordem em ambas as provas já realizadas. Agora, em Portalegre, têm obrigatoriamente de chegar à tribuna dos vencedores, para poderem enfrentar as 24 Horas de Fronteira (a última prova do ano, com dupla pontuação), com hipóteses de discutir o título.
Outros dois ‘habituées’ do Desafio Elf/Mazda são Paulo Pinto e Durval Costa e, se é certo que não têm estado em posição de lutar pelas vitórias, não é menos verdade que a Baja 500 Portalegre é uma corrida sempre imprevisível, onde as surpresas acontecem com regularidade.
Carlos Aires é outro dos regressos, depois de uma ausência na Baja TT Idanha-a-Nova. O piloto promete ser um dos animadores da última ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e, quem sabe, se um bom resultado não o pode relançar nas contas do Desafio.
Em condições normais, a Baja Vodafone 500 Portalegre já seria “a grande prova do ano”, mas numa altura em que se comemora o 25º aniversário, aguarda-se uma verdadeira romaria à cidade do Alto Alentejo. Em termos competitivos a prova arranca na 6ª Feira (dia 28), com a realização da Super-Especial nos arredores da cidade, com 5,52 km. No Sábado os pilotos terão pela frente dois Sectores Selectivos, um logo a abrir o dia, com 170 km de extensão, e outro a partir das 12 horas, mais extenso, com 280 km.