quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Quads e Buggys em acção na Baja de Idanha-a-Nova
Publicado em quinta-feira, setembro 15, 2011
BERTINHO EM FORMA
Após ter conquistado a primeira posição na Baja TT Proença-Oleiros Humberto Pinto não só quebrou a invencibilidade de João Lopes na temporada 2011, mas mostrou andamento para lutar pelo título numa temporada que agora inicia a sua segunda metade. João Lopes, apenas terceiro na primeira prova da Escuderia Castelo Branco nesta temporada, perdeu a vantagem anteriormente conquistada e parte para a prova de Idanha com apenas três pontos de vantagem face ao rival de Felgueiras, com ambos a terem que ter igualmente especial atenção a Roberto Borrego, segundo na ronda anterior e que tem apenas seis pontos de atraso para o comandante do campeonato.
Numa classe com menor índice competitivo que em anos anteriores serão certamente estes os principais protagonistas da corridas à semelhança da Baja TT Proença-Oleiros e se ‘Bertinho Terror’ foi o mais eficaz nas pistas de serra o terreno mais plano em Idanha-a-Nova pode ser mais do agrado dos seus adversários, especialmente Roberto Borrego, o único do trio da frente que ainda não venceu este ano e precisa de o fazer para colocar mais pressão sobre a concorrência.
SERPA REGULAR
Rui Serpa apenas venceu uma prova este ano, em comparação com as duas já conseguidas por Sérgio Silva, a derradeira delas precisamente em Idanha-a-Nova, mas a regularidade do piloto do Rage – que até agora foi sempre segundo ou primeira classificado – e a ausência de Silva na prova das Ferrarias permitem que Serpa seja o comandante da geral do campeonato na frente de Manuel Agonia, que utiliza este ano igualmente um Rage, mas na versão com caixa de velocidades.
Sérgio Silva parte assim para esta quarta prova do ano como o piloto com mais vitórias, mas está apenas no terceiro posto do campeonato, com 19 pontos de atraso para Serpa, tendo este uma vantagem de 11 pontos para o sempre perigoso Agonia, que nas pistas mais rápidas de Idanha-a-Nova pode mesmo aproveitar a maior potencia do seu Rage para conseguir mesmo a sua primeira vitória do ano.
Especial atenção terá que ser dedicada igualmente a Marco Melo, o primeiro líder em Proença-a-Nova depois de vencer o Prólogo, que abandonou no dia seguinte, tal como Jorge Monteiro, o campeão em título, que abandonou igualmente no segundo dia de corrida. A prova anterior marcou a estreia no campeonato do novo Polaris RzR 900 XP, que venceu pelas mãos de Sérgio Silva, com muitos dos pilotos que o escolheram a terem agora a oportunidade de se mostrarem mais habituados ao novo modelo americano, como será o caso de Marco Melo e Jorge Monteiro. Destaque ainda para a estreia em Proença-a-Nova do ‘caseiro’ Can-Am de António Estêvão, que não chegou ao final mas deverá agora mostrar-se mais competitivo depois de se ressentir de naturais problemas de juventude inerentes a qualquer novo modelo.
Esta quarta prova do campeonato terá um total de 320 quilómetros, divididos entre uma Super-Especial e uma dupla passagem por dois sectores selectivos, que irão certamente proporcionar mais um grande fim-de semana de Todo-o-Terreno.