segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Holowczyc volta a ser melhor que Peterhansel
Publicado em segunda-feira, setembro 12, 2011
Holowczyc ou Peterhansel? Esta era a pergunta que era feita pelos espectadores que hoje se reuniram para assistir á última etapa da Baja Polónia 2011. Ambos os pilotos dividiram a liderança da prova na etapa de ontem. Na verdade, estes dois pilotos era de "outro nível", e estavam a uma distância segura de todos os outros. O Mini e o BMW percorreram os campos à velocidade da luz, e o publico pode ver com os seus próprios olhos como dois profissionais se "passearam". A batalha acabou por ser favorável ao Polaco Holowczyc, que voltou a levar a melhor sobre Stephane Peterhansel este ano, depois de já ter conseguido triunfar no Rali Rota da SEda.
Peterhansel foi vitima dos seus próprios erros bastante semelhantes, pois por duas vezes acabou preso em valas. Da primeira vez foi o seu próprio colega e grande rival nesta prova que o salvou da confusão em que se tinha enfiado. Da segunda vez, Peterhansel tentava recuperar o tempo perdido para o seu companheiro de equipa, e circulava muito rápido quando foi surpreendido por uma curva a 90 graus e mais uma vala. Só que da segunda vez acabou por se conseguir desenvencilhar sozinho.
Naturalmente Holowczyc beneficiou destes precalços do Francês, e voltou a vencer em Szczecin
"Pensei que seria uma prova simples." disse o vencedor - "No entanto, acabou por ser extremamente dificil. Todos nós tivemos problemas. Hoje o percurso foi um mar de lama. Tinhamos montados pneus que não eram os adequados a este tipo de superficie tão escorregadia. No primeiro sector de hoje perdi cerca de 5 segundos, embora me tenha parecido que estava a ir muito depressa, a verdade é que acabei por perder tempo. Na segunda passagem, o ritmo imposto por Peterhansel foi outra vez muito alto. Mas Peterhansel acabou por sair da estrada e cair numa vala. Quando cheguei junto dele parei de imediato para o ajudar. Sabíamos que tinhamos 20 minutos de vantagem sobre o piloto mais próximo, e por isso começámos a operação de salvamento. Não foi simples. Tive que arranjar forma de atravessar a vala, conduzir pelo outro lado e puxar o Mini com uma corda. Levámos cerca de 14 minutos com esta operação. Depois regressámos á pista, primeiro algo nervosos, mas depois rapidamente regressámos ao nosso ritmo e fomos capazes de compensar o tempo parados."
Em terceiro lugar na classificação geral ficou Sławomir Marcin que sobreviveu a verdadeiros momentos de tortura. Na passagem por uma ponte, algo danificou o seu carro e perdeu a tracção á frente. O carro pode continuar em prova apenas com tracção traseira, mas as condições da pista dificultaram muito a vida dos pilotos.
Em quarto ficou outra dupla que viveu momentos dificeis durante estra prova. O motor da L200 calou-se na derradeira especial, deixando a tripulação sem saber o que fazer. Felizmente, passados alguns minutos conseguiram voltar a colocar o motor em funcionamento e prosseguir... até que a má sorte lhes tocou de novo. 3Kms antes do final sofreram um furo.
A completar o top 5 ficou o Alemão Stensky com o Lenson Mercedes, um carro construido com um "Space frame" e suspensão indepentente com base nos Mercedes Serie G.
Nos T2 ganhou Paul Molgo, e em segundo ficou Wojciech Krupa que também tentou a sua sorte ao colocar o seu Pajero assente numa das laterais. Felizmente sem consequências para a equipa. O terceiro nos T2 foi Grzesiek Szwagrzyk.
Fonte: todoterreno.pt