sexta-feira, 22 de julho de 2011

Arrancou a 28ª Baja Espanha Aragón


Filipe Campos, Joan Barreda, Óscar Romero e Pep Vila como vencedores

A Baja Espanha Aragão arrancou esta tarde mo Motorland de Aragón, com a disputa dos 5,4 quilómetros cronometrados do Prólogo, que determinava a ordem de saída para a etapa de amanhã, tendo sido Filipe Campos, Joan Barreda, Óscar Romero e Pep Vila como vencedores nas categorias de automóveis, motos, quads e camiões respectivamente.
Óscar Romero demonstrou o enorme potencial do seu Polaris, já que foi o primeiro classificado nos quads, com um tempo de 5m09,9s, a 5,2s da primeira moto: Joan Barreda.

Atrás do jovem de Castela em Husquvarna, que volta a liderar a prova depois de no ano passado o ter feito durante a maior parte da prova, terminou o "Dakariano" Marc Coma, seguido de Gerad Farrés e do Português Paulo Gonçalves. Pelo seu lado, o Aragonés Mario Gajón foi o segundo quad a cruzar a meta, na sétima posição da geral.
Durante a conferência de imprensa antes da prova, o próprio Marc Coma salientou o "grande potencial dos quads", que já no ano passado demonstraram que podem colar-se ás posições da frente, e inclusivamente ser mais rápidos que algumas motos. Coma comentou também que, depois de dois anos de ausência está "feliz por estar aqui", já que é "a corrida mais importante de Espanha e da Europa."

No que diz respeito aos carros, o primeiro a arrancar amanhã será Filipe Campos, especialista nas Bajas, que conseguiu um tempo de 5m28s, com 6,4s de vantagem sobre o seu compatriota Rui Sousa, e a 6,7s de Joan Roca, tendo conseguido superar Novitskiy, Ten Brinke e Nuno Matos.

Nos camiões, o favorito Pep Vila disse que a Baja : "é uma corrida em que tens que terminar, não é um passeio." Para ele esta oportunidade é um sonho que tentará "desfrutar quilómetro após quilómetro." porque não sabe "Se se poderá repetir." Com um tempo total de 6m44,22s e na frente do segundo classificado David Oliveras, Vila demonstrou que é o piloto com mais opções nesta categoria.

Como novidade nesta edição, um Buggy McRae electrico partiu para a Baja com um grande êxito. Além disso, a prova conta pelo segundo ano consecutivo com uma presença de Benôit Maurice a bordo de um Buggy Ecoproto consebido para ser sustentável. Para isso este veículo foi construido com materiais 100% biodegradáveis: Uma carroçaria de resinas, pintura sem crómio, nem componentes voláteis, e pneus recicláveis.

A etapa de amanhã começa com a partida dos carros do Parque Fechado situado no pavilhão Principe Felipe logo pelas 8:30 (para arrancarem para a pista ás 9:42), e ás 9 da manhã serão as motos que irão arrancar para a super especial ás 9:43
(os sectores das motos e dos carros são diferentes)

Fonte: todoterreno.pt