terça-feira, 10 de maio de 2011

Novitskiy triunfa na Tunisa. Roma terceiro no seu regresso á X-Raid


Vitória para a Moster Energy X-Raid Team
Terceira posição para Roma no regresso á equipa X-Raid.
Chileno Garafulic confirma o sexto posto na estreia na X-Raid.


A dupla de pilotos da Monster Energy X-raid composta por Leonid Novitskiy e Andreas Schulz confirmaram uma soberba vitória no Rali da Tunisia, a terceira ronda da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno FIA, na sexta feira ao fim do dia.

O Russo venceu duas das cinco especiais do rali no seu caminho para a vitória conseguida com 14m21s de vantagem sobre o duplo vencedor do Dakar Jean Louis Schlesser. O primeiro sucesso de Novitskiy conseguido na Tunisia permitiu-lhe extender a lideranºa na Taça do Mundo FIA 2011.

O Espanhol Joan Nani Roma regressou á equipa Monster Energy X-Raid com o francês Michel Périn a seu lado, e terminou na terceira posição com o segundo BMW X3 CC. A dupla perdeu tempo na areia mole na terceira especial, mas mesmo apesar de ter vencido duas especiais no deserto, tiveram que se contentar com o último lugar do podium.

O Chileno Boris Garafulic apreciou bastante a sua estreia com a equipa X-Raid juntamente com o seu navegador Laurent Lichtleuchter, tendo terminado o duro evento do Norte de África na sesta posição da geral com terceiro BMW X3 CC.
"Leonid conseguiu finalmente a sua primeira vitória de 2011, e isso é muito bom", disse o director da equipa Monster Energy X-Raid , Sven Quandt. "O Nani está de regresso á equipa depois de um ano fora, e adaptou-se depressa. Tal como Boris que mostrou uma boa performance sem ter tido um teste anterior a este rali."

A equipa Monster Energy X-raid venceu quatro das cinco especiais, com uma exibição dominante, que começou com Novitskiy a assumir a liderança na primeira especial de 263 quilómetros entre Tozeur e Ksar Ghilane. O russo depressa ocupou a frente da corrida com uma vantagem de 1m43s sobre Schlesser. Roma terminou em terceiro e Garafulic em sexto.

A segunda secção em redor de Ksar Ghilane foi cancelada devido ás fortes tempestades e ás areias sempre em movimento. Novitskiy foi assim o primeiro na estrada, mas na terceira etapa a sul de Ksar Ghilana.

Schlesser conseguiu ser o mais rápido nas traiçoeiras dunas e subiu ao primeiro posto com uma vantatgem de apenas 30s, apesar de ambos os pilotos terem-se ultrapassado vários vezes um ao outro e perderem tempo na areia.

Roma perdeu a sua chance conquistar a vitória com o seu BMW X3 CC quando saltou muito alto sobre o topo de uma duna e aterrou muito forte num poço de areia. O Espanhol e o seu navegador levaram 40 minutos para tirar o carro do buraco, mas conseguiram segurar o terceiro posto na geral. Garafulic que parou para assistir o seu companheiro foi também atrasado pela areia. Ainda assim o Chileno foi quinto na etapa e conservou o sexto posto.

Os 219kms do quarto sector selectivo entre Ksar Ghilane e Ras El Oued foram cruciais, e Roma regressou ao topo, conquistando a vitória com 1h57m13s, consolidando assim o seu terceiro posto. Novitskiy foi mais rápido que Schlesser por 1m50s e recuperou a liderança com uma vantagem de 1m10s. Garafulic foi o sexto mais rápido e continuou na mesma posição em termos da geral.

Novitskiy venceu confortavelmente os 295kms da quinta especial entre Ras El Oued e Tozeur, com o Russo a ser 2m24s mais rápido que Roma e a alargar a vantagem sobre Schlesser para 13m23s naquele que foi um dia muito duro no deserto Tunisino. Garafulic foi o quarto mais rápido.

Na sexta etapa foi a vez de Roma ser o mais rápido , na etapa em Tozeur. O Espanhol bateu Novitskiy por 1m16s, e o Russo voltou a extendar a sua liderança para Schlesser em mais 48s para confirmar a sua vitória na Tunisia. Garafulic foi o sexto mais rapido no terceiro BMW X3 CC da X-Raid e terminou o rali no mesmo posto.

Final Results:
1.Leonid Novitskiy (RUS)/Andreas Schulz (D) BMW X3CC 13h 23m 02s
2.Jean-Louis Schlesser (F)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Sonangol Schlesser 13h 37m 23s
3.Nani Roma (E)/Michel Périn (F) BMW X3CC 13h 58m 38s
4.Miroslav Zapletal (CZ)/Tomas Ourednicek (CZ) BMW X3CC 15h 11m 39s
5.Roberto Tonetti (I)/Fabian Lurquin (B) Tonetti Nissan 17h 07m 08s
6.Boris Garafulic (CHL)/Laurent Lichtleuchter (CHL) BMW X3CC 17h 24m 37s

Fonte: todoterreno.pt