domingo, 29 de maio de 2011

Marc Coma assume a liderança


A primeira estapa do Rali da Sardenha, a que todos os participantes olham como uma especie de aquecimento, foi mais do que isso. Os 71 participantes, 61 em moto e 11 em quads partiram da Millionares Marina em Porto Cervo para se dirigirem para Porto Conte, a 330 quilómetros de distância, já próximo de Alghero. Duas especiais estavam no menu: uma primeira com 76 quilómetros e uma segunda com 65 quilómetros, mas com muita navegação no meio da floresta.

Partindo em primeiro, o vencedor da edição de 2010, Marc Coma, com a sua KTM 450 saíu na frente do seu eterno rival Cyril Despres. O Espanhol abriu a pista , percorrendo 115 quilómetros de ligação antes de atacar as duas especiais cronometradas.

No final Marc Coma venceu as duas especiais do dia, assumindo a liderança da geral. Atrás dele, e partindo do 15º lugar, devido a estar inscrito na classe Open, surgiu Cyril Despres, que teve um pequeno acidente e depois cometue um erro de navegação, que no conjunto serviram de conspiração para o fazer descer para o segundo lugar, a 2m25 do líder.

Andrea Mancini (Husqvarna) terminou em terceiro este primeiro dia dos 5 de competição que compõem a prova. Ruben Faria em KTM 530 , colega de Despres e o Espanhol Jordin Villadoms completam o top 5.

O actual lider do mundial, Helder Rodrigues, segue na frente de Luca Manca, o Italiano seriamente lesionado no Dakar 2010, e que está a fazer um regresso cauteloso ás competições, depois de longos meses de convalescença. Antes de participar no rali na Sardenha, Luca Manca participou em dois eventos regionais. Hoje terminou em segundo da classe e em sétimo da geral.
Stephane Peterhansel, que regressa neste evento ao seu "primeiro amor" a bordo da sua pequena Yamanha 250cc. O detentor do record de vitórias no Dakar ( 6 em moto) teve uma queda a baixa velocidade, partindo um cabo na sua moto, o que o fez perder algum ritmo e terminar apenas em 13º.

Cyril Neveu (Beta), com 5 vitórias no Dakar, terminou em 34º no final do dia, enquanto Andrea Mayer, também numa Yamaha 250cc terminou em 30º.

Fonte: todoterreno.pt