sábado, 16 de abril de 2011

Bruno Oliveira lidera pelotão do Desafio Elf/Mazda


Foi em ambiente de festa que arrancou a edição de 2011 do Desafio Elf/Mazda. Foi sob um sol abrasador e sob o olhar atento de vários milhares de espectadores que teve início a 23ª Edição do Ervideira Rali TT, com uma primeira etapa composta pela dupla passagem pelo troço de cinco quilómetros delineado nos terreno da Herdadinha, propriedade da Adega Ervideira.

Entre os concorrentes do Desafio Elf/Mazda – um pelotão composto pelo número recorde de oito presenças – Bruno Oliveira levou a melhor, tendo sido mesmo o mais lesto em ambas as passagens pela especial desta tarde, cabendo-lhe o 10º lugar da geral. O vencedor da primeira edição do Desafio Elf/Mazda (2008) gastou 10m24,3s para cumprir esta primeira etapa, mas teve João Rato como um adversário à altura, ganhando-lhe apenas dois segundos e meio. O terceiro melhor foi João Pedro Pais (vencedor do desafio em 2009 e 2010) que, no somatório das duas passagens pela especial somou 10m30,1s.

Pois com estas curtas diferenças entre os três da frente que se vai disputar a etapa “rainha” do Ervideira Rali TT, sendo que Bruno Oliveira que lidera o pelotão não conta “encontrar facilidades na etapa de amanhã: De qualquer modo hoje foi muito giro, com muito público e o Desafio a revelar um arranque fulgurante, com três carros separados por meia dúzia de segundos.”

Por seu turno, a outra “estrela da companhia”, o estreante João Rato, afirmou ter gostado muito e “só foi pena não ter conseguido ganhar pelo menos uma das passagens. Reconheço que andei muito pouco no carro e por isso ainda há muito para aprender, ainda assim foi um início cheio de animação ao qual espero dar continuidade amanhã, a etapa “a sério” do rali."

A grande disputa que se viveu pela liderança do Desafio Elf/Mazda neste arranque do Ervideira Rali TT contou também com a participação de João Pedro Pais que teve o cuidado de sublinhar que “estou muito satisfeito por esta tão curta diferença entre os vários carros, nomeadamente na liderança da etapa em termos de Desafio. Sinto que a competição que a Mazda organiza está com uma alma diferente e isso é muito motivador...”

Nos lugares para além do pódio provisório, merecem referencia as exibições do jovem Pedro Barroco, quarto melhor do Desafio até ao momento, mesmo após duas saídas de pista na segunda passagem pela especial da Herdadinha, bem como Paulo Pinto que fez questão de reforçar que o quinto lugar alcançado teve um sabor muito especial, tal a forma como se divertiu ao volante da sua nova Mazda BT-50.

Carlos Aires foi o sexto melhor na tarde deste Sábado, deixando atrás de si Rui Lopes que, uma vez mais, não escondeu a sua falta de apetência por troços curtos (tipo prólogo), e Durval Costa que foi claramente o azarado do dia, com um pneu furado em cada passagem pela especial, o que resultou no oitavo lugar do Desafio.

Para amanhã, a Sociedade Artística Reguenguense reservou uma etapa com duas passagens por um troço de 150 quilómetros que vai levar as equipas por trilhos fora de estrada entre Redondo e Reguengos de Monsaraz, estando a partida agendada para as 8h00.

Classificação Desafio Elf/Mazda (Após a 1ª Etapa)

1º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, 10m24,3s
2º João Rato/José Motaco, 10m26,8s
3º João Pais/José Janela, 10m30,1s
4º Pedro Barroco/Daniel Amaral, 10m58,3
5º Paulo Pinto/Jorge Amaral, 10m58,7s
6º Carlos Aires/Francisco Bernardino, 11m22,2s
7º Rui Lopes/Luís Ferreira 11m36,5s
8º Durval Costa/Pedro Marcão, 13,19.0s