sexta-feira, 4 de março de 2011

Sérgio Marques em estreia no campeonato nacional!


Depois da estreia no Todo o Terreno nas recentes 24 Horas TT Vila de Fronteira, o piloto de Viseu, Sérgio Marques vai agora disputar o campeonato nacional (CPTT).

Com várias incursões no desporto motorizado, especialmente nos ralis, a vida profissional acabou sempre por “falar mais alto” e Sérgio Marques nestes últimos anos apenas duma forma muito pontual tem participado em provas automobilísticas. Porém, no final do ano passado, Sérgio Marques foi “desafiado”, por uma equipa de amigos, a participar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira ao volante de um Land Rover Proto. Apesar de alguns problemas mecânicos no já algo vetusto Land Rover, Sérgio Marques adaptou-se rapidamente à pilotagem do TT e demonstrou logo extrema rapidez.

A experiência positiva de Fronteira acabou por levar o piloto viseense a procurar uma viatura para o campeonato nacional 2011, acabando por adquirir a Nissan Navara que permitiu a Ricardo Porém alcançar o título nacional no Agrupamento T2 em 2010. Nissan Navara que está aos “cuidados” da equipa técnica da Autojac, de Oliveira de Frades.

Para Sérgio Marques, o facto de pilotar um carro ‘campeão, “não é de forma alguma uma pressão extra pois esta vai ser a minha época de estreia no campeonato e a minha experiência no TT de competição é diminuta, resumindo-se apenas às 24 Horas de Fronteira 2010”.

Mesmo assim, Sérgio Marques, promete, “andar o melhor possível, mas sempre com o objectivo de terminar as provas. O TT é uma competição onde a par do bom andamento há que ter muita regularidade e será com esse espírito que vamos tentar pautar as nossas provas”.

A equipa que tem como patrocinador principal os Vinhos “Chão da Quinta”, produzidos na Quinta Chão de São Francisco, com 8 hectares de vinha de castas seleccionadas, nos arredores de Viseu, em plena região demarcada do Dão, vai já este sábado estar presente no 1º Festival TT em Coruche, onde além da oportunidade de “poder rodar com a Navara, vamos proporcionar alguns co-drives a patrocinadores e amigos e fazer uma apresentação mais dinâmica da nossa equipa e dos produtos do nosso principal patrocinador”, refere Sérgio Marques

Mesmo se estreante no CPTT, Sérgio Marques referiu-nos ainda que irá “procurar lutar pelos lugares do pódio do T2. Nesta primeira prova [a Baja Garmin, no Algarve, a 19 e 20 de Março], iremos adoptar uma toada mais de expectativa, para ver onde nos situamos perante a concorrência. Depois, nas provas seguintes, procuraremos disputar sempre as melhores posições no nosso Agrupamento”.

Com a ‘adesão’ de Sérgio Marques ao TT, também José Luís Teixeira ‘aderiu’ e assim reeditou-se a dupla de tempos idos, pois como nos refere o agora navegador de TT, “não pude deixar de aceitar o convite do Sérgio e mesmo se no TT somos a bem dizer estreantes, conheço-o há imensos anos e confio nas suas potencialidades. Só espero é estar à altura das responsabilidades de um navegador de TT”.

O campeonato que inclui um total de sete provas, tem, além da Baja Garmin (19 e 20 de Março), o Ervideira TT (16 e 17 de Abril), o Portugal 1000 (3 a 5 de Junho), o Rali TT Serras do Norte (24 e 25 de Junho), a Baja Pinhal Total (3 e 4 de Setembro,) a Baja Idanha-a- Nova (23 a 25 de Setembro) e a Baja Portalegre 500 (27 e 29 de Outubro).