quinta-feira, 24 de março de 2011

Gadasin vence nos autos. Portugueses dominam nos quads.


A Italian Baja disputada no último fim de semana assistiu a mais um triunfo Russo naquela que é a prova de abertura da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno. Depois as fortes chuvas da última semana, a organização foi forçada a reduzir de forma muito significativa a distância das especiais, redução essa que acabou por transformar a prova num misto pistas de WRC com zonas onde de muita água, e sublinhamos "muita água", pois tal era a extensão e profundidade de alguns troços onde os pilotos conduziam centenas de metros dentro de água. Ainda assim, o tipo de pista acabou por beneficiar os pilotos de "rali" e prejudicar aqueles que traziam verdadeiros carros de todo o terreno e vinham preparados para os milhões de pedras do Tagliamento.

O "Czar" de São Petersburgo, Boris Gadasin acompanhado de Dan Shchemle no seu Proto G-Force venceu a prova pela terceira vez, depois dos triunfos em 2007 e 2009, com o tempo de apenas 2:24:03, e uma magra vantagem, de 52s sobre o mais direto rival, o também Russo Leonid Novitskiy acompanhado de Andreas Schulz com um BMW X3 da X-Raid.
A terceira posição é talvez o resultado mais sensacional de todos: A equipa Alemã SAM conseguiu que o seu piloto Matthias Kahle levasse o SAM Mercedes 35CC ao pódium na sua estreia na prova Italiana.

Em quarto lugar ficou outro piloto que fazia nesta prova uma estreia, no caso a estreia de um novo carro: Miroslav Zapletal apresentou-se à partida com um BMW X3 produzido pela X-Raid, nesta prova que serviu ainda como aquela que marcou o regresso oficial ao activo do piloto Checo depois do grave acidente no Dakar 2010. "Estou muito feliz" disse Zapletal depois de terminar, "Sinto falta do meu Hummer H3 mas é um grande carro, cheio de potência. É o carro que pertenceu a Nasser Al-Attyiah. Conseguir o quarto lugar no primeiro rali com este carro é muito bom!" concluiu.

A quinta posição foi obtida pelo campeão Francês Jean Louis Schlesser. O resultado do Francês é notável, pois se com as condições inicialmente previstas para a corrida já estaria em desvantagem, com as mudanças no percurso devido ás chuvas e um terreno que se foi tornado cada vez mais díficil, conseguir terminar em 5º com um carro de duas rodas motrizes é algo digno de registo.

Como seria de prever em Itália, as equipas estrangeiras ocuparam o topo de classificação, sendo os primeiros 7 todos estrangeiros.
Má sorte teve Joan Roca, que depois da enorme supresa que foi a vitória no prólogo de sexta feira e de um excelente prestação no sábado, foi forçado a abandonar a corrida devido a problemas numa das rodas da frente da sua L200 Proto.

Nos quads , vitória para André Mendes que conseguiu superar todas as dificuldades. Em segundo lugar ficou outro Português, Rafael Acúrcio. O podium da Baja Itália só não ficou completo com as cores lusas porque Pedro Mariano, o outro piloto em prova não conseguiu ir além do 8º lugar da geral. Ainda assim, o Portugueses estiveram em muito bom plano em Itália e trazendo uma exclente classificação quer individualemente, quer no geral.

Nas motos também esteve um prova um Português, Rui Costa em Husqvarna que conseguiu o terceiro lugar da geral. A vitória ficou para o Italiano Alberto Basso , que foi 5m43s mais rápido que o seu compatriota Ugo Filosa (segundo classificado). Rui Costa como se disse foi terceiro a 5m50 do vencedor, ou seja a apenas 7 segundos do segundo classificado.

Fonte: todoterreno.pt