sábado, 19 de março de 2011

Carlos Sousa é a grande novidade na prova de abertura do Nacional de TT


Piloto cumpriu hoje o primeiro e único teste ao Mitsubishi Racing Lancer com que se apresenta, amanhã, em Tavira, à partida da Baja CARMIM

Após uma pausa de ano e meio, Carlos Sousa regressa este sábado ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e a uma prova que já venceu por quatro vezes no passado – a últimas das quais em 2009, também aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer. Com uma lista de 37 inscritos, onde se incluem quatro campeões nacionais, a Baja CARMIM marca o início de uma época que se antevê bastante competitiva…

Afastado das competições nacionais há cerca de ano e meio, Carlos Sousa concretiza
este fim-de-semana, no Algarve, o regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, sendo a grande novidade da lista de 37 inscritos da Baja CARMIM, a prova de
abertura da temporada 2011.

“É um prazer estar de volta e perceber, desde logo, que o campeonato português está a gerar renovado interesse. A lista de inscritos desta primeira prova é, aliás, ilustrativa disso mesmo, no que constitui um óptimo prenúncio para o resto da temporada”, constata o piloto.

“Num momento tão difícil, é justo enaltecer o esforço de todos os concorrentes, pois
acredito que a maioria preparou este campeonato com muito esforço e limitações, por força da paixão que todos partilhamos pelos automóveis e pelas corridas
”, destaca Carlos Sousa, fazendo votos para que este renovado fulgor pela modalidade possa igualmente “atrair cada vez mais pessoas às provas”.

Quebrando um jejum competitivo que durava já desde o final do Dakar 2010, o tetracampeão Nacional de Todo-o-Terreno colocou hoje novamente o capacete para realizar o primeiro e único teste ao Mitsubishi Racing Lancer com que se apresenta,
amanhã, à partida da Baja CARMIM, em Tavira.

“Confesso que já tinha saudades, mas agora há que encurtar caminho para voltar ao
melhor nível”
, promete o piloto, que em 2011 volta a dividir o Mitsubishi ex-equipa oficial com o navegador Luís Ramalho, numa reedição da dupla que dominou a primeira metade do campeonato de 2009 (três vitórias e um 2º lugar em quatro provas).

“Espero fazer um bom resultado no Algarve, mas sei que não será fácil repetir aquele
início de época. Pela falta de ritmo competitivo, os primeiros quilómetros vão ser
mais difíceis… Mas, ultrapassado esse ‘handicap’, farei os possíveis para estar no
grupo da frente e, porque não, tentar discutir o primeiro lugar”
, afirma Carlos Sousa, já por quatro vezes vencedor da jornada organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.

“É um carro que conheço bem e se mantém competitivo, apesar de já não ter o suporte de fábrica e recorrer a um motor com tecnologia algo ultrapassada face aos Diesel da nova geração. Veremos de que forma o novo regulamento ajuda a equilibrar a balança, embora a minha convicção é que os carros a Diesel se manterão ainda um passo à frente dos gasolina”, admite.

“Ridículo, quanto a mim, era permitir que os campeonatos continuassem desajustados face a esta realidade, como, aliás, bem se viu pelo último Dakar”
, acrescenta, em tom crítico.

Dividida em dois dias, a Baja CARMIM arranca este sábado, 19 de Março, às 16 horas,
com uma Super Especial de 8 km, prosseguindo depois no domingo, a partir das 9h00, com um duplo sector selectivo de 230 e 130 km, respectivamente.