quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Czar pousa as luvas e o capacete


Ontem, um dos grandes campeões dos desportos motorizados anunciou o abandono da competição.
O seu nome pode não ser tão famoso como o de Schumacher, Loeb, Rossi ou Peterhansel, mas o piloto da Kamaz Vladimir Chagin com uma colecção impressionante de 7 vitórias no Dakar, todas conseguidas ao longo de uma década, merece certamente ser incluído na lista de notáveis.

Durante a celebração da vitória no final da última edição do Dakar, onde a Kamaz ocupou os três lugares do podium, foram ditas algumas palavras acerca da nova geração que já estava a ser preparada para continuar o trabalho na equipa, mas este anúncio chocou muitos dos que seguem o desporto motorizado e a equipa em particular.

O piloto não deu nenhuma razão específica para esta sua decisão, mas aos 41 anos de idade e mais de 20 como participante, decidiu que era tempo de largar o volante e ocupar-se de tarefas relacionadas com a gestão e supervisão da equipa, lugar que segundo o próprio o irá manter ocupado 24 horas por dia.
Com esta decisão, Eduard Nikolaev de apenas 24 anos sobre agora a número 2 na equipa, enquanto Firdaus Kabirov, o duplo vencedor do Dakar assume a liderança.

As conquistas de Chagin no "rali mais duro do mundo" incluem 7 vitórias na categorias de camiões e o record de 63 etapas vencidas. Detém ainda o recorde de mais etapas vencidas numa única edição, com 9 vitórias em 14 possíveis no Dakar 2010.

Fonte:todoterreno.pt