quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rodrigues consolida quarto lugar da geral


Depois de estabelecer o 4º melhor tempo na 11ª etapa do Rali Dakar Argentina-Chile

Num dia passado nos Andes onde a dureza foi um pouco aligeirada graças à redução da especial em 100 quilómetros, Hélder Rodrigues voltou a ser o quarto mais rápido da caravana do Rali Dakar Argentina-Chile. Deste modo cimentou o 4º posto da geral, mantendo o título de melhor português e melhor piloto Yamaha.

Com o início da época das chuvas e a consequente degradação de muitos caminhos, a organização do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 optou hoje por preventivamente reduzir em cerca de 100 quilómetros a 11ª etapa da competição, disputada em solo argentino entre Chilecito e San Juan. Ainda assim, a especial somou uns respeitosos 530 quilómetros - com o “road-book” a levar os concorrentes através de pisos muito duros nas profundezas dos Andes a altitudes que ultrapassaram os 3.000 metros.

Hélder Rodrigues voltou a partir ao ataque, terminando este sector com o quarto melhor tempo do dia - a 7’44 minutos do gaulês Cyril Despres e atrás de Marc Coma e Francisco Lopez Contardo. Com este resultado, o piloto de Almargem do Bispo consolida o seu quarto lugar na classificação geral, dispondo de mais de uma hora de vantagem sobre o 5º classificado - o espanhol Pedrero Garcia (KTM). É também o melhor português e mais bem cotado piloto Yamaha da caravana, mantendo assim o seu registo de 2010.

Considerada uma das derradeira oportunidades para quem aspira a subir na tabela classificativa, a penúltima etapa do Rali Dakar (12ª) liga amanhã San Juan a Córdoba. Trata-se da última etapa de longas distâncias, prometendo especiais dificuldades nos primeiros 100 quilómetros do traçado - onde abundam ainda os pisos arenosos.