
Após ter conseguido a sua quarta vitória numa especial do Dakar no dia de ontem à chegada a Córdoba, uma penalização de um minuto, alegadamente por excesso de velocidade numa zona controlada, Ruben Faria perdeu o primeiro lugar na etapa e desceu à segunda posição por troca com o seu colega de equipa, Cyril Després.
“Não percebo muito bem o que se passou, não me recordo de ter cometido esse excesso, mas após algum tempo fui informado de que tinha excedido a velocidade num determinado ponto do percurso e juntamente com muitos outros pilotos acabei por ser penalizado e assim perdi a vitória. Depois do que fiz na pista fiquei aborrecido com isso, mas não havia nada a fazer.”
Foram cerca de oito dezenas de pilotos a serem penalizados pelo mesmo motivo e no mesmo ponto do percurso e rapidamente se levantaram vozes acerca de um possível erro por parte do sistema de GPS que monitoriza todos os veículos em competição.
“Era numa zona com muitas árvores e pode ter existido essa falha mas…” comentou Ruben Faria no ‘bivouac’ quando preparava a sua etapa de hoje, o terceiro dia de Dakar na estrada e segundo competitivo. Apesar do revés o olhanense mantinha no entanto a boa disposição e encontrava mesmo algo de positivo no facto de hoje ser o segundo na pista, atrás de Després.
“Já sabia que hoje teria que perder dois minutos pelo menos para o Cyril para rodar com ele, assim vou sair atrás dele e não perderei esse tempo logo inicialmente. Em termos tácticos é bem melhor esta situação, mas gostava de ter ficado com o primeiro lugar de ontem.”
Ruben Faria enfrenta hoje a terceira etapa da prova e naturalmente quer manter a tendência positiva evidenciada no dia de ontem.
Foto: Maragni M. KTM Images