quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Marc Coma ascende à liderança


- O piloto espanhol da KTM voltou a vencer na 4ª etapa do Dakar 2011, ganhando 16 segundos a Cyril Despres. Os dois pilotos estão agora separados por 2 segundos;

- Sortes diferentes para as cores portuguesas. Hélder Rodrigues foi o 5º classificado da etapa, mas Rúben Faria e Paulo Gonçalves perdem bastante tempo para os primeiros.


Numa etapa cronometrada bem mais curta que a anterior, com apenas 207 Km's e que marcou a entrada da caravana no Chile, houve bastantes alterações na frente da corrida, no que diz respeito às motas. Cyril Despres começou a perder algum tempo desde o início da etapa e ao quilómetro 80 estava já a perder 36 segundos para o seu principal adversário, Marc Coma. No entanto o francês da Red Bull KTM recuperou tempo na parte final da etapa, à semelhança do que tinha acontecido ontem. Ainda assim Despres não conseguiu segurar a liderança do Rally, que pertence agora a Coma. Na etapa Coma ganhou 16 segundos a Despres e tem agora uma vantagem de apenas 2 segundos para o francês.

Nos lugares seguintes houve também alterações, nomeadamente na 3ª posição que pertencia a Rúben Faria. O piloto português perdeu mais de 17 minutos nesta etapa, caindo para a 7ª posição a cerca de 27 minutos de Coma.

Quem aproveitou foi Francisco Lopez que entrou no seu país com uma excelente 3ª posição na etapa, que lhe permitiu também subir ao 3º lugar na geral, a 20 minutos e 12 segundos de Marc Coma.

Na 4ª posição terminou mais uma vez Olivier Pain, que continua com um bom ritmo. O piloto que compete numa Yamaha está contudo na 12ª posição da geral, pois viu ser-lhe aplicada uma penalização de 12 minutos.

Hélder Rodrigues obteve hoje o seu melhor resultado deste Dakar, ao fazer o 5º melhor tempo. Rodrigues tem vindo num ritmo mais discreto, mas entrou já no top 5 da classificação geral, ocupando precisamente o 5º lugar a 26 minutos do líder.

Paulo Gonçalves, que tinha começado bem a etapa, tal como Rúben Faria, não conseguiu fazer melhor que a 18ª marca da etapa. O piloto da BMW perdeu mais de 15 minutos para o líder, mas ainda assim mantém a 4ª posição da geral.

Depois da etapa de hoje e como já seria de esperar, fica perceptível que a vitória não deverá fugir a um dos dois pilotos que estão na frente.

Classificação da Etapa 4

Classificação Após Etapa 4


Foto: Maragni M. KTM Images