SUBIDA PARA A OITAVA POSIÇÃO DA GERAL
Hélder Rodrigues deu-se bem com a jornada mais desgastante até ao momento no Rali Dakar Argentina-Chile 2011 e prepara-se para passar a fronteira já dentro do Top-10. O oitavo melhor tempo na terceira etapa permitiu-lhe trepar também para o 8º da geral
A mais longa etapa do Rali Dakar Argentina-Chile disputada até ao momento permitiu a Hélder Rodrigues recuperar algumas posições e passar assim a barreira psicológica do Top-10. Foram assim 521 quilómetros de constante luta em terreno montanhoso, na ligação entre Tucuman e Jujuy, com o piloto de Almargem do Bispo a estabelecer o oitavo melhor tempo a 9’18 minutos do espanhol Marc Coma. Com esta prestação, Rodrigues passa a ocupar também o oitavo lugar da classificação geral, a 19’21 minutos do francês Cyril Despres.
Continuando na montanha, a quarta etapa do Rali Dakar Argentina-Chile (San Salvador de Jujuy-Calama) irá exigir um enorme esforço físico dos concorrentes – não estivesse em causa a travessia da cadeia andina numa enorme ligação de 554 quilómetros. Depois de passar pelos 4800 metros de altitude, a caravana volta à acção para enfrentar os 207 quilómetros da primeira especial de deserto disputada em solo chileno – com a partida localizada a 3.300 metros de altitude!