sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hélder Rodrigues foi 3º na penúltima etapa do Rali Dakar Argentina-Chile 2011


PERSEGUIÇÃO NOS ANDES A COMA E DESPRES

Num dia passado nos Andes onde a dureza foi um pouco aligeirada graças à redução da especial em 100 quilómetros, Hélder Rodrigues voltou a ser o quarto mais rápido da caravana do Rali Dakar Argentina-Chile. Deste modo cimentou o 4º posto da geral, mantendo o título de melhor português e melhor piloto Yamaha.

Na despedida das grandes especiais do Rali Dakar Argentina-Chile 2011, Hélder Rodrigues voltou a brilhar na dianteira da corrida. Ao cabo dos 530 quilómetros da 12ª etapa, disputada entre San Juan e Córdoba, o piloto da Yamaha WR 450 cortava a meta com o terceiro melhor tempo do dia - a 7’21 minutos do espanhol Marc Coma e à frente do seu mais directo adversário Francisco Lopez Contardo. Um registo que deixou satisfeito aquele que continua a ser o melhor piloto português e melhor piloto Yamaha da caravana; “Como tem sido a regra nestes últimos dias, parti para o ataque logo nos primeiros quilómetros da especial e acabei por conseguir imprimir um ritmo muito forte até ao final. Agora que há apenas mais uma etapa para cumprir a margem de manobra é reduzida, mas vou continuar a lutar com determinação até ao último quilómetro deste Dakar”.

Antes da cerimónia de consagração em Buenos Aires, o Rali Dakar vive amanhã a derradeira etapa competitiva desta terceira edição sul-americana - uma especial curta e muito espectacular que liga Córdoba à Capital Argentina. Depois da ligação de 645 quilómetros e dos 181 disputados ao cronómetro, os sobreviventes da caravana vão ser recebidos em ambiente de festa na pista de Baradero.

Foto: Marcelo Maragni