segunda-feira, 15 de novembro de 2010
FPAK lança algumas novidades para 2011
Publicado em segunda-feira, novembro 15, 2010
A FPAK lançou hoje um comunicado onde revela algumas novidades para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de 2011, bem como o respectivo Calendário.
As grandes novidades surgem na redução do calendário a 7 provas, ao contrário do calendário deste ano, que tinha inicialmente 8 corridas. A época tem início em Março com a Baja organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. Outra novidade, que já estava também prevista, é a alteração nas medidas dos restritores. Assim a FPAK adianta-se à FIA que fará esta alteração apenas em 2012.
Outra novidade, que poderá vir a animar um pouco o campeonato é a criação de um troféu destinado a viaturas "Clássicas TT".
Aqui fica o Comunicado:
Concluído que está o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2010, é já possível anunciar o calendário de provas do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011, que será o seguinte:
19.20 Março
Baja CARMIM - Clube Automóvel do Algarve
16.17 Abril
Ervideira Rali TT 2011 - Soc. Art. Reguenguense
03.05 Junho
Vodafone Rali TT “PORTUGAL 1000” - Automóvel Club de Portugal
24.25 Junho
Rali TT Viseu – Serras do Norte - Motor Clube de Guimarães
03.04 Setembro
Baja TT Cid. de Beja / Montes Alentejanos - Clube Beja TT
01.02 Outubro
Rali TT Terras da Raia - Escuderia Castelo Branco
27.29 Outubro
25ª Baja Portalegre 500 - Automóvel Club de Portugal
No que se refere à sua regulamentação, o CPTT 2011 terá assim sete provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2011, apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.
Mantendo-se a Pré-Inscrição obrigatória no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno (CPTT), deixando contudo de ser obrigatória (apenas em 2011) a designação prévia das provas para pontuar, dado que o Campeonato terá apenas sete provas e nenhuma delas integrará competições FIA.
O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011 passará a ter em 2011, a seguinte tabela de pontuações no que se refere à classificação geral absoluta:
1º -º 25 Pontos
2º - 18 Pontos
3º - 15 Pontos
4º - 12 Pontos
5º - 10 Pontos
6º - 8 Pontos
7º - 6 Pontos
8º - 4 Pontos
9º - 2 Pontos
10º - 1 Ponto
A partir do 11º classificado (inclusive) todos os restantes classificados receberão 1 (um) ponto
Sendo abolidas as bonificações por etapa, passando assim um 1º (ou 2º, ou 3º, etc.) lugar (es) de qualquer uma das provas que integrem este Campeonato a ter a mesma pontuação.
No que se refere aos Grupos (T1, T2 e T8) o sistema de pontuações manter-se-á idêntico ao em vigor em 2010, mas serão abolidas as bonificações por etapa anteriormente existentes.
Tecnicamente, e no sentido de equilibrar as prestações entre os motores a gasolina, os motores Diesel protótipos e os motores Diesel sobrealimentados com origem em viaturas de série, os motores Diesel protótipos terão obrigatoriamente que montar um restritor com o diâmetro interior máximo de 35 mm, em vez dos actuais 38 mm.
Assim, e em todas as provas do CPTT 2011, em relação aos motores diesel sobrealimentados, o diâmetro interior máximo do restritor será a partir de 1 de Janeiro de 2011 (seguindo já a regulamentação internacional FIA que vigorará a partir de 2012):
38 mm: caso o motor tenha origem numa viatura que possa ser homologada em Grupo N, GT (regulamento de homologação de GT 2010) ou T2 (atmosférico ou sobrealimentado) com as modificações autorizadas pelo Art. 284 do Anexo J.
35 mm: caso o motor seja um motor de concepção livre do tipo Diesel sobrealimentado com uma cilindrada nominal (do bloco) máxima de 3000 cc.
No que se refere aos motores a gasolina, o diâmetro do restritor manter-se-á nos actuais 34 mm, de acordo com o Anexo J de 2009.
A regulamentação completa dos Campeonatos 2011 será publicada oportunamente.
No sentido de possibilitar a participação nas provas do CPTT 2011 de viaturas “Clássicas TT”, os Clubes Organizadores serão incentivados a criar nas suas provas uma categoria “Promoção” extra-Campeonato, cuja estrutura de base seja próxima das seguintes definições:
· Promoção A - viaturas TT sem qualquer modificação, em conformidade com o catálogo do fabricante e conforme regulamentos dos ex. troféus TT
· Promoção B - viaturas de Turismo, com ou sem modificações (conforme regulamento técnico nacional da FPAK) e Buggys.
Os concorrentes da “Promoção” partirão depois dos concorrentes T8, com um intervalo mínimo de 5 (cinco) minutos relativamente ao último concorrente e terão uma classificação separada, não sendo obrigatória (mas contudo sempre recomendável) a utilização do dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA (Hans) nem o sistema GPS-GSM.
Devendo tais concorrentes disputar apenas uma parte do percurso total da prova (a definir pelo respectivo Clube Organizador) e beneficiar de taxas de inscrição sensivelmente reduzidas, sendo apenas requerida para esta categoria “Promoção” a licença Desportiva Regional.
Comunicado 063/2010-FPAK
Lisboa, 12 de Novembro de 2010