segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nuno Matos em jornada de consagração pelo título mundial na Taça FIA de Bajas


- Portalegrense chega à última prova já como virtual vencedor da Taça FIA de Bajas
- Objectivo é garantir terceira vitória consecutiva em T2 após Espanha e Hungria
- Jornada do ACP compreende este ano 2 etapas e 3 sectores selectivos


Mais jovem português de sempre a conquistar um título mundial de todo-o-terreno, logo na sua época de estreia além-fronteiras, Nuno Matos tem no próximo fim-de-semana a sua jornada de consagração. Virtual vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas desde a prova anterior, o portalegrense quer repetir na “caseira” Baja de Portalegre os sucessos alcançados em Espanha e na Hungria, até para fechar mais um ano memorável – são já quatro títulos em outros tantos anos! – com chave de ouro…

Com 22 pontos de vantagem para os segundos classificados e apenas mais dez em disputa, é com natural sentido de dever cumprido que Nuno Matos e Filipe Serra chegam este fim-de-semana à última prova do ano pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas.

Após duas vitórias consecutivas em Espanha e na Hungria e o pleno de subidas ao pódio nas quatro bajas disputadas, a dupla portuguesa antecipou a conquista do título mundial a uma prova do término de um calendário que se completa precisamente com a “caseira” Baja BP Ultimate Portalegre 500, a disputar já no próximo fim-de-semana.

Corolário de uma época irrepreensível em que o piloto de 33 anos superou todas as expectativas, Nuno Matos garante que a sua motivação não podia estar mais alta: “Chegar a esta prova já como vencedor antecipado da Taça FIA de Bajas é algo que dificilmente poderia ter imaginado no início desta temporada. Mas é verdade é que, com muita humildade e determinação, fomos ganhando confiança ao longo do ano, acreditando que o título seria mesmo possível. Apesar de estreantes absolutos neste campeonato e nas quatro provas que disputámos, o certo é que dominámos a categoria T2 e conseguimos trazer para Portugal mais este título internacional que muito nos orgulha”, confessa o mais jovem piloto português de sempre a conquistar um galardão mundial nesta modalidade.

Agora, e como também refere o portalegrense, “é hora de comemorar junto do nosso público. Já sem a pressão dos pontos, esta será uma prova que vamos encarar de forma mais descontraída do que é habitual, embora com a mesma ambição e sentido de responsabilidade das anteriores. Apesar da forte e numerosa concorrência nacional, tudo faremos para conquistar mais uma vitória, não só para fechar o ano com chave de ouro, como também para retribuir todo o apoio manifestado pelos milhares de adeptos portalegrenses que certamente estarão na estrada”, prometeu o ainda Campeão Nacional de T2.

“É sempre especial correr em Portalegre… Por alguma razão tantos pilotos se referem a esta prova como a mais carismática do calendário nacional. Por ser natural de Portalegre e ter iniciado a minha carreira precisamente nesta baja, já lá vão 14 anos, então como navegador do meu irmão, regressar a esta prova é sempre um momento especial. E estou certo que este ano não será excepção”, completou o piloto do Cetelem | Fedima | Team, duplo vencedor das últimas duas edições da prova, respectivamente nas categorias T8 e T2.

De resto, e neste que será o último ano em que a FIA organiza a Taça Internacional de Bajas, Nuno Matos chega a Portalegre ainda com francas possibilidades de ascender ao pódio absoluto da competição, sendo actualmente o quarto colocado de uma tabela onde estão classificados 39 pilotos de 12 nacionalidades diferentes.

Outra curiosidade: o piloto da Isuzu D-Max tem ainda a possibilidade de confirmar o pleno nas duas provas internacionais organizadas anualmente pelo ACP, na sequência da sua vitória, em Junho passado, no Rali TT Estoril-Marrakech, a sua primeira numa etapa pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.

Reunindo à partida um total de 53 equipas, 12 das quais inscritas no Agrupamento T2, a 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500 desenvolve-se este ano ao longo de duas etapas, iniciando-se com a habitual Super Especial (7 km) a partir das 14h30 de sexta-feira. Sem descurar o desafio que sempre caracteriza esta “clássica”, as principais emoções ficam reservadas para o dia seguinte, com dois sectores selectivos de 140 e 240 km, com início respectivamente às 7h00 e 11h45 de sábado.