sábado, 30 de outubro de 2010

João Pais com arranque brilhante


• Piloto de Viseu foi o mais rápido e alcançou um 11º lugar absoluto
• Sete Mazda BT 50 na mais emblemática competição de TT
• Chuva e lama na Super Especial que ditou ordem de partida


João Pais, acompanhado de José Janela, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra, foi o mais rápido de entre os concorrentes do Desafio ELF / Mazda 2010, cuja quinta etapa se está a realizar este fim de semana em Portalegre, cidade onde decorre mais uma edição da mítica Baja 500 alentejana.

O piloto de Viseu gastou 6m07,7s a percorrer os 5,52 quilómetros da Super Especial esta tarde disputada sob um forte bátega de água, o que tornou a pista enlameada e muito escorregadia. À vitória no único troféu monomarca actualmente existente em Portugal, João Pais juntou ainda um brilhante 11º lugar absoluto, numa prova que é também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça Internacional FIA de Bajas, e que conta com a participação de alguns dos mais conceituados pilotos desta disciplina.

“Correu bem mas foi difícil. A pista estava muito traiçoeira e felizmente que conseguimos ultrapassar da melhor forma todas as situações que nos foram aparecendo pela frente e alcançar um bom tempo. Amanhã vamos ter de ser muito cautelosos para conseguir cumprir com êxito os quatrocentos quilómetros de percurso”, salienta João Pais.

Já para o par Bruno Oliveira/Pedro Colaço (Mazda Açores TT Team) nem tudo correu bem, apesar da segunda posição alcançada.

“Deixámos o motor calar-se na partida e perdemos três ou quatro segundos. Não dava para vencer mas poderíamos ter ficado três ou quatro posições mais à frente na classificação geral. Sem pó não vamos ter problemas com eventuais ultrapassagens que tenhamos de efectuar, mas o estado da pista vai exigir muita concentração” destaca Bruno Oliveira.

Paulo Pinto, acompanhado do consagrado Filipe Fernandes “Fifé” alcançou a 3ª posição numa jornada que conta com a participação de sete equipas, todas elas dispondo para esta prova de Mazda BT 50.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “as fortes chuvadas que cairam vão por certo fazer desta Baja 500 Portalegre uma prova “molhada” como tem acontecido na maioria das suas anteriores 23 edições. Acreditamos que os pilotos do Desafio ELF Mazda vão superar todas as dificuldades e contamos com eles amanhã na linha de chegada. Hoje quero dar os meus parabéns ao João Pais pelo excelente resultado alcançado ”.

Os concorrentes à Baja 500 Portalegre, que conta com algumas equipas de primeiro plano do TT internacional, terão amanhã pela frente dois sectores selectivos, respectivamente com 183,60 e 216,10 quilómetros.

Classificação SS1
1º João Pais/José Janela 6m07,7s
2º Bruno Oliveira/Pedro Colaço 6m18,2s
3º Paulo Pinto/Filipe Fernandes 6m25,8s
4º Pedro Carvalho/Nuno Madeira 6m26,7s
5º Durval Costa/Pedro Marcão 6m37,7s
6º Rui Lopes/Luís Ferreira 7m00,1s
7º Carlos Aires/Francisco Bernardino 7m23,6s