
O piloto português tinha prometido na segunda-feira e ontem… cumpriu. Depois do sexto lugar obtido na primeira etapa do Rallye Oilibya 2010, Hélder Rodrigues passou o segundo dia da prova a atacar e, no fim, subiu três lugares na classificação geral, ocupando agora o terceiro lugar, a 15’51 do espanhol Marc Coma, que agora lidera, e a 15’21 do francês Cyril Despres, segundo após a etapa de hoje.
O dia começou da melhor maneira para o piloto da Yamaha, pois foi o mais rápido a cumprir os primeiros 130 quilómetros da etapa (1h42’18), recuperando 1’13 e 1’19 em relação a Coma e a Despres, respectivamente. Nos segundos 130 quilómetros, o português obteve o segundo melhor tempo, perdendo aí 1’57 para o espanhol e recuperando mais 9 segundos em relação ao francês.
«Ataquei, como tinha dito que ia fazer, e as coisas correram-me bem», afirmou Hélder Rodrigues depois de acabar a segunda etapa. O piloto português admitiu, contudo, que os segundos 130 quilómetros podiam ter corrido muito melhor, embora tenha sublinhado que enquanto Coma e Despres andaram quase sempre juntos ele fez o percurso sempre a solo, o que naturalmente o pode ter levado a não rolar tão depressa.
Continuar a atacar é o mote do piloto português para a terceira etapa da prova. «Naturalmente, irei atacar e controlar ao mesmo tempo. O pódio é o meu objectivo, por isso outra coisa não poderei fazer», concluiu Hélder Rodrigues.
A terceira etapa do Rallye Oilibya Marrocos 2010 disputa-se hoje na zona de Zagora, com um sector selectivo de 281 quilómetros.