sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Vitória em Vinhais e ataque ao Título
Publicado em sexta-feira, setembro 10, 2010
David Megre conseguiu no passado fim-de-semana uma saborosa vitória no Campeonato Nacional de TT.
Após cerca de quatro meses de interregno o TT regressou com a ronda transmontana de Vinhais, onde estiveram 22 pilotos apostados em conseguir o maior número de pontos possível no arranque da derradeira fase da época, com três provas a figurarem no calendário.
O figurino desta oitava edição do Raide TT Montes de Emoções era composto por um prólogo com seis quilómetros de extensão e posteriormente um sector selectivo com 228 quilómetros, no tradicional esquema de voltas que desta vez tinham 76 quilómetros, como já tinha sucedido em anos anteriores.
O prólogo ditou a sétima posição final para o piloto de Coruche, que adoptou uma toada não muito exagerada ao longo do mesmo sabendo que qualquer erro o colocaria longe dos homens mais rápidos do escasso pelotão e com dificuldades em conseguir recuperar no dia seguinte.
“O traçado desta prova é sempre muito sinuoso em constante sobe e desce e nesta altura do ano, com muito calor e pó pode ser muito complicada a progressão se não estivermos no grupo da frente. Por isso quis andar rápido mas sem cometer deslizes, o que acabou por acontecer.”
No dia seguinte Megre aproveitou o seu conhecimento da prova e soube gerir da melhor forma o facto do seu principal adversário no campeonato ter sentido problemas com a sua moto no prólogo para vencer de forma contundente a sua categoria (TT1) e terminar numa meritória sexta posição da classificação geral.
“Como esperava a prova foi muito dura, com o calor a não ajudar em nada. O traçado mostrou-se como sempre exigente e qualquer erro poderia deitar tudo a perder. A opção foi manter um ritmo adequado, sem exagerar mas também sem permitir a aproximação da concorrência, o que acabei por conseguir.” O piloto da Cetelem conseguiu assim recuperar alguns pontos na tabela classificativa do campeonato, colocando agora a KTM com as cores da Mercearia Vencedora na quinta posição da classificação geral do campeonato, mantendo o segundo posto na categoria TT1.
“Estou agora a quatro pontos do primeiro lugar e com duas provas por realizar tudo pode acontecer.”