No próximo Sábado, as 48 equipas auto e as 16 em camião inscritas, irão arrancar para a segunda edição do Rali Rota da Seda - Dakar Series, o evento que marca o ínicio da preparação para o Dakar 2011. Os detentores do título de vencedores desta prova, Carlos Sainz e Firdaus Kabirov irão estrear nesta corrida as suas novas máquinas, recentemente saídas as oficinas da Volkswagen e da Kamaz respectivamente.
Será um "regresso à escola" no mundo dos ralis de todo o terreno, e este será o principal evento da disciplina a ter lugar na Rússia este ano : O Rota da Seda, irá -este ano - levar os participantes desde a cidade imperial de São Petersburgo, até à cidade de Sochi. A competição e a aventura irá percorrer mais de 4500 quilómetros, com um pouco mais de 2000 de especiais de classificação, com a prova a terminar na cidade que irá acolher os Jogos Olímpicos de Inverno. Mas antes dos concorrentes chegarem ás pistas de sky de Sochi, os pilotos do Rali Rota da Seda irão competir nas florestas, planícies e desertos da Rússia. Oito exigentes e versáteis etapas foram desenhadas de norte para sul, percorrendo o eixo que o rali irá explorar este ano. As capacidades de encontrar as trajectórias corretas e atravessar das dunas de areia, serão extensivamente utilizadas na rota que apenas irá conceder a vitória aos mais resistentes e performantes.
O formato do rali é perfeito para um teste em condições reais antes do Dakar. Tal como em 2009, a Volkswagen e a Kamaz estão precisamente a preparar a sua deslocação ao Rali Rota da Seda com o objectivo de afinar até ao mais pequeno detalhes as viaturas e os membros da equipa. O novo Race Touareg 3 estará presente pela primeira vez numa corrida com os seus pilotos : Carlos Sainz, Nasser Al Attyiah, Giniel de Villiers e Mark Miller. Nos camiões, a Kamaz , que também melhorou o seu camião , estará presente com Firdaus Kabirov e Vladimir Chagin. Mas o duelo será certamente com as equipas Team De Rooy e com Ales Loprais, com este último a conduzir também um novo Tatra.
Em quatro ou mais rodas, todos participantes do Rali Rota da Seda têm nas suas mentes vários objectivos, quer seja um lugar no podium ou outro, mas de um não se esquecerão com certeza, e que é alcançar a cidade de Sochi, uma vez que todos quantos lá chegarem terão um prémio de 5000 dólares.
Vídeo dos reconhecimentos do Rally:
Site Oficial: www.silkwayrally.com
Fonte: todoterreno.pt