segunda-feira, 7 de junho de 2010
João Pais confirma liderança
Publicado em segunda-feira, junho 07, 2010
* José Pereira subiu ao 2º lugar
* Amanhã caravana segue para Marrocos
No Rali TT Estoril Portimão Marrakech, prova da Taça do Mundo de Todo o Terreno e também pontuável para Desafio ELF / Mazda 2010, os pilotos cumpriram hoje a segunda etapa – Portimão-Portimão – onde foram disputados dois sectores selectivos um com 190 quilómetros e outro, nos arredores da cidade de Portimão, com apenas quinze.
A dupla João Pais / João Rato (Auto Sueco Coimbra), actual campeã, foi a mais rápida em ambos os sectores selectivos e confirmou a liderança na corrida.
“Foi uma etapa num tipo de percurso com características mais próximas daquelas a que estou habituado na minha região. Andei bem mas sem cometer excessos. Tive apenas um problema numa mão quando ao passar numa vala mais funda, o volante levou uma grande pancada. No final do troço as dores eram fortes e fui medicado pela organização” salienta João Pais.
José Pereira o piloto que nesta prova se estreia, neste que é o único troféu monomarca existente em Portugal, conseguiu averbar, em ambos os troços, o segundo melhor tempo. Acompanhado de Rui Fernandes, o piloto da ProTT conseguiu, com este resultado, subir ao segundo lugar da competição.
“Estou a começar a ganhar ritmo. Já não competia há algum tempo. Do dia de hoje apenas destaco que uma jante empenada nos impediu de imprimir um ritmo mais forte, mas estou muito satisfeito por estar na segunda posição” referiu José Pereira à chegada a Portimão.
No terceiro posto mantém-se Paulo Pinto. O piloto da Xuxas Car, equipa apoiada pelo concessionário Xanauto e que tem como navegador Pedro Marcelo, continua acima de tudo preocupada em manter a sua máquina em perfeitas condições, para enfrentar o desafio marroquino, para onde irão partir amanhã três das equipas Mazda presentes na prova.
A quarta posição é ocupada pelo Team Solar do Bitoque. A dupla Rui Lopes / Luís Ferreira continua a manter um ritmo equilibrado tendo em conta que este foi apenas o segundo de nove dias desta importante prova.
O par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team), que foi o primeiro comandante da prova, teve hoje um dia claramente negativo. Um toque numa pedra escondida no pó originou que a direcção da sua Mazda BT 50 ficasse danificada e uns quilómetros mais à frente tal se estendesse à caixa da direcção. A paragem foi inevitável mas a equipa estará à partida da terceira etapa.
A única baixa de entre os pilotos concorrentes ao Desafio ELF / Mazda 2010 foi a da dupla Carlos Aires / Francisco Bernardino devido a ter-se partido a caixa de transferência da sua BT 50.
Classificação após SS4
1º João Pais/João Rato Auto Sueco Coimbra 6h08m38s
2º José Pereira/Rui Fernandes Fino Comércio de Automóveis 6h44m44s
3º Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas Xanauto 7h00m09s
4º Rui Lopes/Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 7h25m28s
5º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes RPF 2