sexta-feira, 11 de junho de 2010
Filipe Campos segura liderança
Publicado em sexta-feira, junho 11, 2010
Após a sexta etapa do Estoril-Marraquesh, Bernardo Moniz da Maia sobe ao quinto lugar
Aqueles que pensavam que as dificuldades do Rali Estoril-Marraquesh tinham ficado para trás com a travessia das dunas do Erg Cheby, estavam enganados. Os 337 quilómetros da etapa de hoje voltaram a dar que fazer e que falar. Pistas muito interessantes em termos de condução, mas dificuldades adicionais em termos de navegação foram o prato forte do dia.
Para as duplas da Yser Racing Team a etapa não foi perfeita, mas a verdade é que Bernardo Moniz da Maia está no quinto lugar da gera, enquanto à frente se mantém a dupla que lidera a corrida desde o primeiro dia, formada por Filipe Campos/Jaime Baptista.
Campos teve uma etapa cheia de peripécias, que resultaram no encurtar da vantagem que detinha sobre Leonid Novitskiy em termos de classificação geral. O tri-campeão nacional fez um bom arranque de prova e chegou a estar na frente do adversário russo, mas depois do quilometro 140 desta oitava especial da prova surgiram uma série de imprevistos, que o fizeram acumular atrasos, vendo-se relegado para o quarto lugar na especial. “A etapa era espectacular e foi de facto pena termos tido alguns problemas. Passámos por pistas muito giras, mas das quais não conseguimos usufruir por completo. Tivemos um furo, ficámos sem quarta velocidade e a certa altura o motor começou a aquecer pelo facto de o radiador estar tapado por ervas e pó. Enfim, são situações normais de corrida a que todos estamos sujeitos. Porém, o importante é que continuamos no comando do rali e ainda temos duas etapas pela frente. Não posso deixar de sublinhar o excelente trabalho do Jaime Baptista que tem estado absolutamente irrepreensível em termos de navegação, o que nos tem permitido rodar sempre ao nível das equipas mais experientes.”
Sem problemas mecânicos a assinalar, Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor voltraram a realizar uma etapa positiva, apesar de algumas, naturais, dificuldades sentidas em termos de navegação. “Foi um dia positivo, apesar de chegarmos ao final mentalmente cansados. As pistas eram muito giras, mas nem sempre as coisas nos correram bem para encontrar os percursos. Ainda assim, subimos mais um lugar e continuamos a imprimir o nosso ritmo, tentando não cometer erros e superar do melhor modo as dificuldades que vão surgindo,” esclareceu Bernardo Moniz da Maia.
Com o rali a entrar na sua fase decisiva, amanhã é dia de rumar a Marraquesh, naquela que será a última etapa da prova, com um troço de 310,8 quilómetros com início em Zagora pelas 7h50. A especial de amanhã voltará a contar com dunas e exigências em termos de navegação.
Classificação (Após a 5ª Etapa):
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 16h44m53s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Shulz (BMW), a 14s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq (Chevrolet), a 48m08s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 56m35s
5º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 2h37m33s