quarta-feira, 9 de junho de 2010
Estreia difícil em Marrocos
Publicado em quarta-feira, junho 09, 2010
O Campeão Nacional de TT, Mário Patrão, fez hoje a sua estreia numa competição em solo marroquino. Após a vitória de ontem na derradeira especial portuguesa do Estoril-Marrakech o piloto de Seia sabia que a jornada entre Nador e Er Rachidia, com pouco mais de 250 quilómetros de especial, sería bastante exigente a todos os níveis.
“Sabia que tinha pela frente um dia em que tudo foi novo. Desde o piso, à marcação e à própria navegação. Ainda por cima era o primeiro na pista.” Ciente da dificuldade acrescida de ser o primeiro piloto a arrancar hoje ao início da tarde – após a longa ligação desde Algeciras até Nador em solo marroquino – Mário Patrão cedo experimentou igualmente todas as dificuldades próprias de um estreante em África.
“Como esperado foi um dia exigente. Perdi-me logo ao quilómetro sete e andei cerca de 40 quilómetros perdido. Como se tudo isso não fosse suficiente quando regressei à pista correcta verifiquei que o meu ICO se tinha avariado, e sem esse instrumento de contagem dos quilómetros é impossível conseguir navegar. Quando tomei consciência dessa dificuldade acrescida a opção foi mesmo trazer a moto até final para tentar perder o menor tempo possível para os meus adversários.”
As dificuldades do dia levaram a que o piloto da RR Motos fosse o 11º classificado na especial do dia, com muito tempo perdido para a concorrência, descendo ao oitavo posto da classificação geral em consequência de um primeiro dia marroquino onde a falta de experiência e o problema com o ICO motivaram o atraso. Mesmo assim Mário Patrão mantem-se confiante quanto aos próximos dias.
“Amanhã vou partir de trás e como se provou hoje os pilotos que o fizeram conseguiram excelentes prestações. A táctica neste tipo de prova é muito importante e esse é um jogo que estou a aprender ao mesmo ritmo dos quilómetros que vamos fazendo, por isso amanhã penso que vou conseguir estar bem melhor no final da especial.”
Amanhã a especial tem passagem pelo Erg de Merzouga, onde a areia vai fazer a sua aparição em força na prova, com o ‘bivouac’ a manter-se instalado em Er Rachidia, onde chegou hoje.