segunda-feira, 7 de junho de 2010

Campos mantém liderança enquanto Maia assegura segundo lugar no campeonato português


Yser Racing Team continua em alta após a segunda etapa do Estoril-Marraquesh

Se o primeiro dia havia sido altamente positivo para as cores da Yser Racing Team, a etapa de hoje foi ainda mais proveitosa culminando num claro domínio da dupla Filipe Campos/Jaime Baptista, com Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor a manterem a posição à geral, mas subindo ao segundo lugar nas contas do Campeonato de Portugal de TT.

Os 202 quilómetros desta segunda etapa brindaram as equipas com um cenário totalmente diverso daquele que foi visto no dia de ontem. Desta feita, o percurso era o típico da serra algarvia, muito encadeado e pedregoso, complicando um pouco mais a tarefa dos pilotos. Por outro lado, o facto de a temperatura ambiente ter subido alguns graus veio tornar a etapa ainda mais dura de ultrapassar. O próprio Filipe Campos reconheceu que “foi uma etapa violenta, em que não houve momentos de descanso. Porém, voltámos a andar em bom ritmo e conseguimos ganhar. Está a ser um rali muito positivo para a equipa, uma vez que os objectivos estão, passo-a-passo, a ser atingidos e a verdade é que estamos a apenas uma etapa de terminar a fase portuguesa deste rali e nós somos quem está em melhor condições para chegar à vitória. Ora isto encaixa exactamente naquilo que nos preocupa em primeiro lugar que é voltar à entrar na luta pelo campeonato. Esse é o meu objectivo número um.”

Paralelamente a mais uma magnífica exibição do seu colega de equipa, Bernardo Moniz da Maia também deu que falar ao longo deste segundo dia do Rali Estoril Marrquesh. O piloto de Cascais voltou e rubricar uma sólida exibição, que lhe valeu a manutenção do sexto posto da geral na prova, mas subiu ao segundo lugar no Campeonato de Portugal de TT. Contente, Bernardo Moniz da Maia aproveitou para sublinhar a violência física da etapa, “principalmente por causa do calor. Em certas alturas, com o sol de frente, parecia que o habitáculo estava em brasa. Foi difícil, mas, obviamente, compensador. Estamos muito contentes com os resultados obtidos até aqui e, afinal, já estamos a apenas uma etapa do final da prova portuguesa e a equipa está a cumprir as metas propostas, portanto falta pouco para que os objectivos sejam atingidos por completo.”

A última etapa em Portugal do Rali Estoril-Marraquesh tem lugar amanhã com a disputa de uma especial única que vai ligar Portimão ao Pereiro (Alcoutim) num total de 104,25 quilómetros ao cronometro. Depois as equipas rumam a Algeciras para uma ligação por barco Até Nador no Norte de Marrocos.

Classificação (Após a 2ª Etapa):

1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 – 1º CPTT), 5h08m17,0s
2º Hélder Oliveira/José Marques (Nissan) a 12m12s
3º Eric Van Loon/Eric Verhoef (Mitsubishi) a 15m31s
4º Leonid Novitskiy/Andreas Shulz (BMW), a 23m03s
5º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 26m26s
6º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 2º CPTT), a 12m19s