segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estrelas dos desportos motorizados unidas por África


O que têm em comum Stéphane Peterhansel, Randy Mamola, Franco Picco, David Frétigné ou Hélder Rodrigues?
Estas estrelas dos desportos motorizados uniram-se por uma boa causa ao alinhar na Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life. Depois de mais de 3.000 Kms percorridos entre Paris e Marraquexe, a viagem teve como ponto alto a entrega de cinco novas YAMAHA Super TÉNÉRÉ à ONG Riders for Health.

Uma marca, várias estrelas dos desportos motorizados e uma Organização Não Governamental acabam de mostrar ao Mundo como a união de esforços pode fazer toda a diferença na melhoria do dia-a-dia das populações que vivem nas mais remotas regiões de África. A Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life, que chegou ao fim depois de percorridos mais de três mil quilómetros entre Paris e Marraquexe, é assim o exemplo vivo de uma dinâmica colectiva capaz de fazer toda a diferença num Continente onde os cuidados de saúde têm ainda um alcance reduzido sobretudo em áreas de difícil acesso.

Unindo esforços, a YAMAHA e a ONG baseada no Reino Unido, Riders for Health criaram este projecto juntando numa só caravana condutores anónimos (seleccionados via Internet) e grandes nomes do desporto. O recordista de vitórias no Rali Dakar, Stéphane Peterhansel (que venceu por seis vezes aos comandos de uma YAMAHA Super TÉNÉRÉ) fez assim um inesperado regresso às duas rodas - rodando por estradas nacionais até Lisboa, onde passou o comando da expedição a Hélder Rodrigues. Também do todo-o-terreno, o gaulês David Frétigné e o italiano Franco Picco (que nos anos 80 chegou a terminar o Dakar em 3º lugar) marcaram presença, um “plantel” que foi reforçado à última da hora pela lenda do Moto GP Randy Mamola.

O piloto Hélder Rodrigues liderou a caravana da Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life entre Lisboa e Marraquexe, uma experiência que marcou o percurso daquele que é o mais bem sucedido português no Rali Dakar; “Tive um enorme prazer por fazer parte desta incrível iniciativa e já expressei a minha total disponibilidade para voltar a colaborar com a Riders for Health. Acredito nesta causa e penso que com a ajuda de todos podemos realmente fazer a diferença e melhorar a vida das populações mais desfavorecidas”.

Aproveitando um intervalo no seu apertado calendário competitivo, Rodrigues voltou ao Norte de África, mas desta vez para rolar a um ritmo bem mais calmo que o habitual; “Marrocos é o meu campo de treinos preferido, passo aqui muito tempo a preparar-me. Desta vez o ritmo foi bem mais calmo e além do passeio foi bom sentir que estava a contribuir para uma causa nobre!”

Destinadas a operar na província oriental da Zâmbia, melhorando assim o apoio médico às comunidades mais remotas, as cinco YAMAHA Super Ténéré doadas à ONG Riders for Health foram recebidas simbolicamente em Marraquexe pelo representante africano da organização. Cherno Jallow mostrou-se emocionado ao receber este reforço na frota; “Não encontro palavras para descrever o valor que estas motos têm para a missão que desenvolvemos e só posso agradecer à YAMAHA este apoio. Foi emocionante ver como tantas pessoas se juntaram para ajudar africanos que nem conhecem!”

Para o Director da Divisão Motorcycle da YAMAHA Motor Europe, Arno Sunnotel, “A YAMAHA orgulha-se de apoiar o inestimável trabalho desenvolvido pela Riders for Health. Esperamos sinceramente que as nossas Super TÉNÉRÉ possam contribuir para fazer a diferença junto de milhares de pessoas que nos dias de hoje ainda não têm acesso a medicamentos ou outros cuidados de saúde básicos”.