segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vitórias de Nuno Ferreira e Sérgio Silva


XXIII Raid TT Ferraria 2010 – 3 Horas de Resistência

· Estreia de partida em grelha

· Nuno Van Uden venceu prólogo e foi o autor da volta mais rápida


Nuno Ferreira num FBF Roler da equipa Four by Four (Buggy’s) e Sérgio Silva, num Polaris RZR 800S (UTV’s), foram os vencedores da segunta jornada do Campeonato Nacional de Todo o Terreno que este fim de semana se disputou na Ferraria.

A prova alentejana teve a particularidade de ser a única da temporada no formato de resistência, com um percurso de 19 quilómetros a ser percorrido ao longo de 3 horas. Em estreia absoluta, a partida com as máquinas alinhadas em grelha foi bastante espectacular, embora não tenha sido do agrado da generalidade dos pilotos.

Depois do acidente que destruiu por completo o Redline Revolt estreado na Baja Terras d’el Rei quando, a 15 quilómetros do final, seguia no comando, Nuno Van Uden regressou com uma máquina idêntica, mas completamente de série. O piloto da Four by Four / Redline impôs-se no prólogo, onde foi 13 segundos mais rápido que o Polaris RZR do futuro vencedor Sérgio Silva. Na corrida, o depósito de apenas 19 litros obrigou Nuno Van Uden a parar de duas em duas voltas, o que lhe retirou qualquer hipótese de chegar a vitória, apesar de ter sido o autor da volta mais rápida.



Entre os UTV’s, Sérgio Silva passou para a liderança no início da terceira volta e manteve-se assim até ao final, passando para a frente do campeonato, já que Jorge Monteiro num Polaris RZR 800S da Formula 95/NZR, vencedor da prova inicial, foi obrigado a desistir à 2ª volta. Marco Melo (Polaris RZR 800S) foi 2º à frente de Nuno Van Uden (Redline Revolt) e do estreante Carlos Miranda (Polaris RZR 800S).

Entre os Buggy’s a corrida foi mais animada. João Carvalho foi o mais rápido no Dazon 1100 da Megakart à frente do FBF Roler da equipa Four by Four, pilotado por Mário Ferreira, enquanto que o 3º tempo pertenceu ao JB 1100 da BuggySport/JB Racing de Jorge Branco.

Todavia, tal como tinha acontecido na prova algarvia, tanto João Carvalho como Jorge Branco (JB 1100) cedo ficaram fora de prova. À passagem pela primeira volta o lider era Mário Ferreira (FBF Roler), seguido do Semog 1100 da dupla Pedro Ramilo / Alcides Calçada inscrita pelo construtor português Semog. Na 3ª posição surgia o FBF Roler do futuro vencedor Nuno Ferreira.