domingo, 18 de abril de 2010
Vitória Histórica
Publicado em domingo, abril 18, 2010
* Lino Carapeta e Rui António venceram num mar de lama
* Excelente prestação do Bowler preparado pela Paredecar
Melhor era impossível! Lino Carapeta e Rui António venceram pela primeira vez uma prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Esta foi também a primeira vitória à geral numa prova pontuável para o campeonato nacional de um Bowler QT Wildcat, um carro que se mostrou ideal para lutar contra as condições atmosféricas adversas e um piso impróprio para consumo.
“Não foi uma vitória minha, mas sim do TT nacional” afirmou, bastante feliz, Lino Carapeta ao festejar a primeira vitória da sua carreira. Há alguns anos que o Team Tanqueluz/Paredecar perseguia um resultado deste tipo.
“Foi uma corrida fantástica e uma vitória verdadeiramente espectacular. Diverti-me imenso, numa prova onde tudo correu bem, excepção feita a um furo e um pára-brisas partido durante o primeiro sector. À partida ninguém diria que poderíamos vencer, tendo em conta a grande quantidade de carros e pilotos favoritos que participaram. Sempre acreditei que um dia isto poderia ser possível”, afirmou o piloto.
Lino Carapeta e Rui António já tinham dado sinais da competitividade do conjunto, quando alcançaram o 4º lugar no prólogo e quando chegaram a passar pela liderança da prova nos primeiros vinte quilómetros do sector inaugural.
“Espero que isto possa fazer pensar quem decide. Ou querem fazer um campeonato para três ou quatro carros, ou preferem fazê-lo para trinta ou quarenta. Apesar de tudo, as coisas já estão bastante melhores este ano, pois o regulamento é visivelmente melhor que nos anos anteriores, ao tentar nivelar as coisas”, declarou Lino Carapeta, numa altura legítima para festejar uma vitória histórica.
A grande competitividade do conjunto vencedor do Ervideira Rali TT, não teve a ver exclusivamente com a excelente postura e agressividade do piloto durante toda a prova. O navegador Rui António e toda a equipa técnica da Paredecar contribuíram muito para este grande êxito.
No final da prova Rui António não conseguia conter algumas emoções.
“Tudo isto tem um significado muito especial para mim. Ninguém pode imaginar a importância desta vitória. Se não fizer mais nenhuma corrida, esta já me chega. A vitória alcançada não chegou sequer ao patamar dos sonhos foi muito melhor que isso”, declarou, visivelmente emocionado, Rui António.
O sucesso alcançado em Reguengos de Monsaraz tem também muito a ver com o desenvolvimento do carro vencedor. Se o líder do Team Tanqueluz tem muito a ver com as evoluções do Bowler QT, também os técnicos da Paredecar merecem esta vitória.
“Tem de facto um sabor muito especial”, afirmou visivelmente feliz Filipe Correia, acrescentando, “O Lino é um homem que gosta de acompanhar e contribuir para todos os desenvolvimentos do carro. O seu grande interesse por tudo o que se faz também passa por ser a chave do êxito. Para além disso, gostava de sublinhar a grande importância do Rui António, um navegador extraordinário, que tem incentivado muito o seu piloto e ajudado a desenvolver tudo o que se faz na equipa. O carro tem sido ao longo dos anos um verdadeiro laboratório. Estamos muito felizes por esta maravilhosa vitória”, afirmou Filipe Correia, responsável pela Paredecar, onde se destaca também o trabalho dedicado de Tó Zé e de toda uma equipa bastante coesa.
Depois do êxito alcançado nas 24 Horas de Fronteira de 2008 com a vitória de um Bowler preparado pela Paredecar, a vitória absoluta de Lino Carapeta e Rui António no Ervideira Rali TT, tem de facto um sabor muito especial, para além de se um triunfo histórico, que ficará gravado nos registos do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.