sábado, 17 de abril de 2010

Nuno Matos “ultrapassa” lamaçal alentejano num excelente 7º lugar absoluto (2º T2)


- Chuva e muita lama marcam o primeiro dia competitivo do Ervideira Rali TT
- Organização forçada a anular segunda passagem pela Super Especial
- Etapa de amanhã compreende um duplo sector de 150 km


Marcado pela intempérie, o primeiro dia competitivo do Ervideira Rali TT revelou-se, apesar de tudo, uma agradável surpresa para Nuno Matos e Filipe Serra. No regresso às competições nacionais, a dupla do Cetelem | Fedima | Team colocou-se já em posição privilegiada para discutir a vitória na categoria T2 e até um lugar de destaque na classificação geral absoluta. Mesmo com “redobradas cautelas”, o actual líder da Taça FIA de Bajas logrou ser o sétimo mais rápido na traiçoeira Super Especial de abertura – a segunda passagem acabou por ser anulada devido ao mau estado do terreno –, imediatamente atrás do russo Leonid Novitskiy (BMW X3) e à frente, por exemplo, do compatriota Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer Turbo). Sem dúvida, um óptimo prenúncio para a decisiva etapa de amanhã, onde o grande objectivo é repetir a vitória de há um ano ao nível dos T2…

Depois das incaracterísticas pistas de neve e gelo da Baja Rússia e dos tortuosos caminhos de pedra da Baja Itália, hoje foi a vez de Nuno Matos experimentar os pisos traiçoeiros e lamacentos do Ervideira Rali TT…

Resultado da verdadeira intempérie que se abateu um pouco por todo o país, o arranque deste terceira prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno ficou indubitavelmente marcado pelas adversas condições do percurso, situação que obrigou mesmo a Organização a anular a segunda passagem pelos 5 km da Super Especial, desenhada nos terrenos da Herdade da Vendinha, junto a Reguengos de Monsaraz.

“Foi um início muito complicado mas, ao mesmo tempo, divertido”, começou por afirmar o Campeão Nacional em título do Agrupamento T2, antes de ironizar. “É a terceira prova que disputamos este ano e sempre em condições diferentes! Aqui, o segredo foi mesmo não exagerar e evitar a todo o custo ultrapassar os limites da estrada, o que nem sempre foi fácil. Além de um piso muito escorregadio, o traçado era bastante sinuoso, com curvas muito fechadas e traiçoeiras. Felizmente, tudo correu de feição e o resultado final superou as expectativas, garantindo-nos, além do mais, uma excelente posição na estrada para a etapa de amanhã”, sublinhou ainda o piloto de Portalegre.

Com 52 equipas à partida, 12 das quais inscritas na categoria T2, a edição de 2010 do Ervideira Rali TT assume-se já como a jornada mais participada do ano, destacando-se as presenças de alguns pilotos internacionais de nomeada, casos do francês Nicolas Misslin, piloto e patrão do JMB Stradale Off Road Team, ou do russo Leonid Novitskiy, recente vencedor do Abu Dhabi Challenge.

“É realmente uma óptima lista de presenças e acho que só teremos a ganhar se a prova for competitiva e bem disputada até final. O nosso grande objectivo este ano, já o disse, é lutar pelo título da Taça Internacional FIA de Bajas. Mas é claro que tudo farei para repetir a vitória conquistada aqui há um ano. Pelo menos, é com esse pensamento que arrancarei para a etapa de amanhã”
, conclui Nuno Matos, para já na vice-liderança da categoria T2.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – (Após Super Especial)



Nicolas Misslin/Pascal Maimon
Mitsubishi Racing Lancer
7m12,84s


Américo Santos/João Salgueiro
Nissan Navara
a 4,90s


Edgar Condenso/Nuno Silva
Isuzu D-Max 4X4
a 10,07s


Lino Carapeta/Rui António
Bowler Wildcat
a 14,27s


Jerome Degranges/Ahmed Benbecti
Bowler Wildcat
a 17,41s


Leonid Novitskiy/Andreas Schulz
BMW X3 CC
a 19,11s


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 25,52s (2º T2)


Miguel Barbosa/Miguel Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
a 32,93s