terça-feira, 27 de abril de 2010

Elisabete Jacinto quer vencer prova da Taça do Mundo


Piloto portuguesa já partiu para a Tunísia

• 8ª participação da piloto nesta importante prova internacional
• Estreou-se em 1997, sendo o único piloto que correu de moto e de camião
• Venceu a Classe 250 cc em moto e etapas de camião


Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal partiram esta manhã para a Tunísia onde irão participar no Rallye Oilibya Tunisie 2010, segunda prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. A piloto portuguesa, aos comandos do MAN TGS, irá ser acompanhada nesta corrida pelo belga Charly Gotlib e por Marco Cochinho, apresentando-se muito motivada e com o objectivo de lutar pela vitória aboluta entre os camiões.

“Estreei-me em África, de moto em 1997, na edição desse ano do Rali da Tunísia e tornei-me entusiasta das provas africanas. Esta é uma prova fantástica, muito variada e exigente em termos de técnica de condução. No ano passado não foi possível participarmos mas, desta vez, eu o Charly e o Marco partimos com o claro objectivo de tirar partido da nossa experiência. Se não formos surpreendidos por nenhuma falha ao nível da evolução do nosso MAN, creio que estaremos em condições de lutar pela vitória absoluta entre os camiões”, salienta Elisabete Jacinto.

O percurso de Elisabete Jacinto no rali da Tunísia começou em 1997 com um 2º lugar na Classe Maratona até 400 cc. No ano seguinte foi 1ª da Classe 250 cc, enquanto as participações de 1999 e 2000, então aos comandos de uma KTM Rally, contribuíram para os dois títulos mundiais alcançados na classificação de Senhoras.

Em 2004 Elisabete Jacinto regressou à Tunísia mas desta vez aos comandos de um camião onde, para além do 2º lugar absoluto, foi a primeira senhora a ganhar uma etapa em provas da Taça do Mundo, o que foi um feito histórico. Em 2007 e 2008, voltou a classificar-se na 2ª posição e juntou mais algumas vitórias em etapas ao seu palmarés. Agora, já só falta mesmo uma vitória absoluta.