terça-feira, 27 de abril de 2010

Apesar da muita chuva, prova foi um enorme sucesso


O ERVIDEIRA RALI TT, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e para o Desafio Elf/Mazda, organizada pela Sociedade Artística Reguenguense (SAR) com o patrocínio da Adega ERVIDEIRA, foi um verdadeiro sucesso. Apesar da anormal quantidade de chuva que desabou sobre a zona de Reguengos de Monsaraz, muito público deslocou-se ao percurso delineado pela equipa do SAR liderada por José Prego, para assistir a uma das mais emotivas provas de Todo-o-Terreno dos últimos anos.

Com um entorno verdadeiramente espectacular criado pelo principal patrocinador da prova, a Adega ERVIDEIRA, os quase 5 mil espectadores que se deslocaram à herdade da Vendinha saíram satisfeitos com as muitas actividades que foram sendo oferecidas e por assistirem a uma corrida tão emotiva cujo desfecho foi conhecido apenas a poucos quilómetros do final.

Exemplos da excelente promoção feita a esta prova, estão na distribuição de rosas a todos os presentes, as diversas actividades, os sorteios – do qual destacamos um cruzeiro no Alqueva oferecido pela Amieira – as provas de queijos e enchidos do Monte da Vinha e da Montanheira. Não foi por isso de estranhar que apesar da muita chuva, quase 5 mil pessoas tenham passado pela Herdade da Vendinha, onde foram presenteados com uma rosa oferta da Adega ERVIDEIRA, como forma de agradecimento por todo o apoio dado as esta prova e ao seu organizador a Sociedade Artística Reguenguense.

“O ERVIDEIRA RALI TT foi um verdadeiro sucesso”
declarou no final Duarte Leal da Costa, responsável pela Adega ERVIDEIRA. “Pena que algo verdadeiramente excepcional em termos de pluviosidade tenha sucedido exactamente nos dias de prova. Nesta zona chovem 550 mm de água por ano e 80 por cento desse valor concentra-se entre Novembro e Fevereiro, ficando assim 110 mm de chuva para o resto do ano. Só no fim-de-semana da prova, caíram 90 mm de chuva!” Verdadeiramente impressionante!

Apesar disso, Duarte Leal da Costa estava muito satisfeito, não deixando de “agradecer ao muito público que acorreu à Herdade da Vendinha, mas também que se espalhou pelo percurso. Não posso deixar de agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a colocar de pé a prova com a melhor promoção de todos os campeonatos do desporto automóvel em Portugal e, naturalmente, aos pilotos. Estiveram aqui mais de meia centena de bravos que enfrentaram as dificuldades e nos honraram com a sua escolha. Por tudo isto, tenho apenas de agradecer a todos!”

Apesar de algumas das iniciativas não terem sido realizadas devido ao mau tempo – os passeios em balão de ar quente e os co-drives, por exemplo – a verdade é que pilotos, jornalistas e espectadores não hesitaram em considerar esta uma das melhores provas do todo-o-terreno nacional.

No final, a vitória justa de Lino Carapeta foi a cereja no topo deste bolo confeccionado pela SAR e pela Adega ERVIDEIRA, referindo no final o piloto que “esta foi a vitória do todo-o-terreno português, de uma equipa privada como nos bons velhos tempos da competição fora de estrada. Uma prova espectacular que permitiu emoção e uma vitória que nos deixa muito felizes” acrescentando de uma forma divertida que “não penso em ser campeão nacional por causa desta vitória, mas que sabe muito bem vencer ainda por cima nestas condições, lá isso sabe!”