domingo, 18 de abril de 2010

Bernardo Moniz da Maia no “top ten” do Ervideira Rally TT


Yser Racing Team soma mais dois pontos no campeonato Ervideira Rali TT

Esta terá sido, certamente, das jornadas mais difíceis que a Yser Racing Team teve de enfrentar nas últimas temporadas. O temporal que hoje voltou a assolar a região de Reguengos de Monsaraz complicou ainda mais as condições da prova e a verdade é que mais de metade das equipas que alinharam à partida não conseguiram cortar a meta. Pois foi com grandes dificuldades que a dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor conseguiu trazer o BMW X3 CC de volta a Herdadinha, premio para uma exibição esforçada.

Na primeira das suas passagens pelo troço de 150 quilómetros, a dupla da Yser Racing Team
conseguiu ascender da 26ª até à sétima posição à geral, lugar que abria excelentes perspectivas. “Foi uma manhã agitada”, referiu Bernardo Moniz da Maia que se queixou, ainda assim, de ter andado “durante muito tempo a um ritmo bastante lento pelo facto de o pára-brisas se embaciar com enorme facilidade. Isto complicou-nos muito a vida, mas o sétimo lugar até nem foi mau de todo, face aos condicionalismos existentes.”

Pior correram, porém, as coisas na parte da tarde. Dois “atolanços”, que custaram à equipa cerca de 40 minutos, deitaram por terra o ritmo de recuperação que vinha sendo imposto. “Foi uma tarde muitíssimo complicada. Ficámos com o carro totalmente enterrado na lama por duas vezes, ao que se juntou a pouca colaboração do limpa pára-brisas. Chegar ao final foi, sem dúvida alguma, uma tarefa que nos chegou a parecer impossível de cumprir. Todavia conseguimos e o sétimo lugar no campeonato e, assim, mais dois pontos, o que acaba por ser uma espécie de prémio de consolação...”, esclareceu o piloto.

Quando à dupla Filipe Campos/Jaime Baptista voltaram a ter um dia pouco feliz, com a repetição dos problemas que já haviam afectado o seu carro na Super Especial. A desistência da prova foi inevitável e aconteceu logo no arranque do Sector Selectivo. “Para nós foi uma prova que não queremos recordar, mas, pelo menos, o Bernardo e a Joana conseguiram somar mais dois pontos no campeonato. Que venha a próxima prova!”

Campeonato de Portugal de TT (após três provas)
1º Filipe Campos, 20 pontos
2º Miguel Barbosa, 14
3º José Dinis Lucas, 13
4º Bernardo Moniz da Maia, 11
5º Lino Carapeta, 10