domingo, 17 de janeiro de 2010
Vitória para Chagin e Marcos Patronelli na 32ª edição do Dakar
Publicado em domingo, janeiro 17, 2010
Numa edição em que não se pôde bem falar em disputa, nem entre os camiões nem entre os quads, houve vencedores e vencidos.
Nos camiões, os gigantes do deserto, a vitória da derradeira especial foi para o piloto da KAMAZ, Mardeev, seguido de Vin Ginkel a 2m04s, em 3º lugar ficou o piloto do LIAZ, Macik, a 2m20s do vencedor. Chagin ficou "apenas" em 4º,a 2m42s de Mardeev e a fechar o top5 ficou o seu colega de equipa, Kabirov, a 3m57s. Quanto à classificação geral Chagin foi o grande vencedor, saíndo deste Dakar com o recorde absoluto de vitórias em especiais do Dakar sendo o seu mais directo adversário Stephane Peterhansel com 55 vitórias, menos uma que o russo da Kamaz. Na 2ª posição ficou Kabirov, mais um elemento da armada KAMAZ que dominou por completo este Dakar ganhando todas as especiais sem excepção. No 3º lugar ficou Van Vliet a 10h43m do vencedor. A 4ª posição foi ocupada pelo piloto do LIAZ a 12h21m de Chagin e a fechar o top5 ficou o outro colega de equipa dos dois primeiros classificados, Mardeev, a 14h59m. De destacar que se este último piloto não levasse uma penalização de 5h, que lhe foi atribuída, a KAMAZ teria conseguido o pódio completo no final do rally.
Classificação Final
Nos quads foi Sonik a levar a melhor nesta última especial, ganhando 4m03s a Declerk e 7m46s a Halpern. Na 4ª posição ficou o espanhol Gonzalo Corominas a 17m45s do vencedor da etapa. Em 5º Alejandro Patronelli a 17m51s do piloto polaco. Quanto á classificação final desta 32ª edição do rally foi o piloto argentino Marcos Patronelli que venceu, tendo como mais directo adversário o seu próprio irmão, Alejandro. Estes dois irmãos conseguiram a primeira "dobradinha" de irmãos em toda a história do Dakar. Em 3º terminou o piloto espanhol Corominas que ficou já a 5h03m do vencedor. Na 4ª posição ficou o francês Declerk a 5h46m e em 5º o polaco Sonik a 5h50m do melhor dos irmãos Patronelli. De salientar também o facto de no top6 da classificação geral haver apenas uma "não-Yamaha".
Classificação Final
FOTO: Dakar.com