sábado, 16 de janeiro de 2010
Spinelli e Palmeiro terminam o Dakar entre os 10 melhores
Publicado em sábado, janeiro 16, 2010
Foram precisos 8.560 km para que o piloto Guilherme Spinelli fizesse história no Rally Dakar 2010. Em todas as 32 edições da competição, foi a primeira vez que um brasileiro conquistou um resultado tão expressivo na sua segunda participação no maior e mais perigoso Rally do mundo. A Equipe Mitsubishi Brasil formada por Spinelli e pelo navegador português Filipe Palmeiro terminou o Dakar 2010 no seleto grupo dos 10 melhores times na categoria carros. A dupla cruzou a linha de chegada da 14ª especial entre Santa Rosa e Buenos Aires, em 13º lugar, em 1h24min50s, completando o Rally em 10º na classificação geral dos carros com o tempo de 53h23min41s. O carioca Guiga Spinelli foi o melhor brasileiro na competição e Palmeiro o segundo melhor português nos carros, atrás apenas de Carlos Souza, também da Equipe JMB Stradale, que ficou em sexto na geral. Al Attiayah (CAT)/ Gotschalk (ALE) venceu os 206km da última especial, com 1h19min42s, porém o título de campeão ficou com os espanhóis Sainz e Cruz, que fizeram as 14 etapas em 47h10min00s.
"É sensacional conseguir terminar o maior Rally do mundo. Estou com a sensação de dever cumprido. Nós viemos para cá com o objetivo de terminar a competição. A nossa estratégia foi de fazer um Rally de 14 dias e não um Rally por dia. Queríamos muito chegar entre os 10 primeiros, o que acabou acontecendo", disse aliviado o piloto brasileiro Guilherme Spinelli.
Essa é a segunda participação de Spinelli no Dakar. No ano passado, ele fez a sua estreia mas teve um incidente na 6ª etapa e acabou não completando a competição. Em 2010, apenas 187 times sobreviveram até a última etapa da maior aventura off-road do planeta, entre eles a Equipe Mitsubishi Brasil. Das 151 motos que começaram a competição, apenas 88 largaram para a 14ª etapa, dos 25 quadricículos, 14 partiram de Santa Rosa, dos 134 carros, 57 foram em direção a Buenos Aires e dos 52 caminhões, 28 sobreviveram à disputa até o último estágio. Dos 25 brasileiros que largaram na primeira etapa, apenas seis chegaram ao final da disputa.
Concentração foi a palavra chave do início ao fim da 32ª edição do Dakar. Na última etapa, pilotos e navegadores encontraram pistas muito rápidas nos 206 km de trecho cronometrado entre Santa Rosa e Buenos Aires. A chegada da 14ª e última especial aconteceu em San Carlos De Bolívar e de lá, as equipes partiram para os 335 km de deslocamento final até à capital argentina. A última etapa teve 707 Km (166 km de deslocamento inicial, 206 km de especial e 335 km de deslocamento final).
"Andamos praticamente o Rally inteiro entre os 10 melhores. O Mitsubishi Racing Lancer foi excelente em todas as condições de terreno que enfrentamos. Foi impressionante o desempenho do carro. Estamos com 100% do objetivo cumprido, o carro está inteiro, nós também estamos inteiros e ainda terminamos entre os 10 melhores do mundo. Foi tudo como o planejado: perfeito!", comemorou Spinelli.
Na primeira competição internacional juntos, a dupla formada em outubro do ano passado, comemora o bom entrosamento dentro do Mitsubishi Racing Lancer.
"Estou bastante satisfeito com esta parceria. Eu e o Guiga nos demos muito bem dentro do carro. Foi uma experiência muito interessante e juntos fizemos um ótimo rally. Nossa estratégia deu certo e estamos mesmo com a missão cumprida", festejou Filipe Palmeiro, atual vice-campeão Mundial de Rally Cross-Country, que participou pela quarta vez do Dakar.
A dupla Spinelli/Palmeiro contou com o suporte de 50 pessoas da JMB Stradale, chefiada por Dominique Serieys. Este time francês é o maior vencedor da história do Dakar com 12 títulos, sendo sete consecutivos. Além do Mitsubishi Racing Lancer da Equipe MItsubishi Brasil, os outros quatros veículos da JMB Stradale foram pilotados pelos franceses Nicolas Misslin e Jean Polato, pelos portugueses Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, pela dupla Orlando Terranova (ARG)/Pascal Maimon (FRA) e por Carlos Souza (POR)/ Matthias Baumel (FRA). Em sexto lugar na geral dos carros ficaram o português Carlos Souza e o francês Mattias Baumel, na nona colocação na classificação final vieram o argentino Orlando Terranova com o francês Pascal Maimon. Os portugueses Miguel Barbosa e Miguel Ramalho asseguraram a 12º posição e logo depois vieram os franceses Nicolas Misslin e Jean Polato, em 13º na geral.
Amanhã (17/01) os grandes vencedores do Dakar poderão sentir mais uma vez o carinho do povo argentino pelo esporte. O pódio será montado no Obelisco, em Buenos Aires, e o público local apaixonado por velocidade poderá celebrar o término de mais um Dakar ao lado dos campeões. O início está previsto às 9h50min (horário local) e às 10h50min (horário de Brasília). A premiação dos carros está prevista para começar às 12h28min (horário local) e 13h28min (horário de Brasília).
CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CARROS DO RALLY DAKAR 2010
1) Sainz/Cruz (ESP) -47h10min00s
2) Al Attiayah (CAT)/ Gotschalk (ALE) - 47h12min12s
3) Miller (EUA)/ Pitchford (ZAF) - 47h42min51s
10)Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro (POR) - 53h23min41s
RESULTADOS DA 14ª ETAPA
1) Al Attiayah (CAT)/ Gotschalk (ALE) - 1h19min42s
2)Sainz/Cruz (ESP) - 1h20min18s
3) Guerlain Chicherit (FRA)/ Maria Cristina Thoerner (SUI) -1h20min25s
13)Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro (POR) - 1h24min50s