
Depois de uma terceira etapa para esquecer, Ruben Faria atacou de forma decidida a quarta etapa, depois dos problemas mecânicos que, ontem, afectaram a sua moto e ditaram o seu afundamento na classificação.
‘O objectivo principal era mesmo recuperar lugares e conseguir encontrar cedo um ritmo que me permitisse fazer isso mesmo. Após o desaire de ontem estava igualmente algo receoso quanto à possibilidade do problema poder surgir novamente no dia de hoje.’
A caravana atravessou hoje a fronteira com o Chile num dia em que todos subiram aos 4000 metros de altitude na travessia dos Andes, um dos pontos altos do dia.
‘Espectacular, de cortar a respiração a paisagem, mesmo sem muito tempo para disfrutar da mesma.’ Comentou o piloto da Vodafone após o final da especial.
Devido aos problemas que muitos amadores sentiram no dia de ontem, tanto nas motos como nos automóveis, a organização decidiu encurtar em 40 quilómetros esta quarta especial, que passou a somar um total de 160 quilómetros ao cronómetro, conseguindo desta forma atrasar a hora de partida para todos os pilotos.
Apostado em recuperar, mas sem arriscar em demasia, Ruben Faria aproveitou ao máximo as pistas rápidas para conseguir ganhar posições, mas sempre com bastante precaução para não deitar tudo a perder.
‘Sabia que tería que passar por muitos pilotos mais lentos ao longo do dia, e com apenas 160 quilómetros era complicado conseguir subir lugares rapidamente. Mas fui conseguindo subir lugares e no final fui 24º’. referiu o piloto no final, após ter conseguido subir 29 posições face ao 53º posto em que partiu no início do dia.
‘A moto hoje esteve impecável e ontem toda a equipa me apoiou bastante pelo facto de ter lutado para trazer a moto de volta ao acampamento. O problema parece estar resolvido, esperamos agora que não volte a manifestar-se. Estamos já no Chile e o Dakar continua a ser bastante exigente, mesmo se hoje a areia esteve mais ausente.
Mas ainda há muito quilómetro para ultrapassar e o objectivo da equipa continua bem vivo, vencer o Dakar.’
Ruben Faria é agora o 27º da geral após quatro etapas do Dakar 2010.