domingo, 17 de janeiro de 2010
O KH-7 Epsilon Team revalida o título na categoria de camiões 6x6
Publicado em domingo, janeiro 17, 2010
• Jordi Juvanteny e José Luis Criado alargam o seu palmarés para oito triunfos. Para Fina Roman, a única mulher em camiões, esta é a segunda vitória consecutiva.
Antes de arrancar para a edição 2010 do Rally Dakar, José Luis Criado tinha traçado um objectivo muito ambicioso e difícil: melhorar o resultado do ano pasado. Não era uma tarefa simples dar sentido a essas seis palavras, porque isso implicava acabar acima do nono lugar na classificação geral e revalidar, é claro, o título de campeões na categoria 6x6.
Um ano depois o KH-7 Epsilon Team volta a conseguir o mesmo resultado: nono à geral e primeiro 6x6. Escapou o título de produção, por apenas 36 minutos, mas a satisfação dos três componentes da equipa é evidente. “Foi um Dakar terrivelmente duro, com muitíssima pedra e poucas dunas, que é onde melhor andamos. Furámos vários pneus, tivémos avarias pouco usuais, como foi o caso das fracturas na carroçaria. É quase um pequeno milagre termos terminado e que o tenhamos feito numa posição tão boa” assegura Juvanteny.
Tal como noutras ocasiões, Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Fina Roman demonstraram que, com um camião quase de série, “com quase o dobro do peso e metade da potencia dos poderosos 4x4” é possível conseguir grandes éxitos.
A tranquilidade para a equipa apenas chegou no final da especial, como reconhece Roman: “Antes de começar o troço estavamos os três em silêncio, nervosos por saber que faltava tão pouco, mas que alguma coisa poderia falhar. Só para dar um exemplo, os travões bloqueavam cada vez que se travava, devido a toda a sujidade acumulada no sistema. Mas quando cruzámos a linha de chegada, libertámos toda a tensão. Estamos muito felizes pelo resultado, mas também muito cansados”.
Para a navegadora do KH-7 Epsilon Team, a única mulher na categoría de camiões, esta é a segunda vitória consecutiva, enquanto que Juvanteny y Criado já somam oito troféus, “o que constitui o mais elevado palmarés na divisão 6x6 em toda a história do Dakar e isso é um grande motivo de orgulho para nós. Estou feliz porque esta é uma boa maneira de celebrar a minha vigésima participação nesta grande maratona”, comenta Criado.
Quanto ao resultado da última etapa, Juvanteny, Criado e Roman terminaram em décimo lugar, a 17 minutos do vencedor.