sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Miguel Barbosa inicia hoje Dakar 2010


Está prevista para as 17.30h de Buenos Aires (20.30h hora portuguesa) a partida da dupla portuguesa, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho para o Dakar 2010. Os últimos dias da dupla Tricampeã Nacional do Todo-o-terreno foram de preparação para os dias de competição que aí se avizinham, num ambiente de euforia, próprio de países da América Latina. Os milhares de pessoas que saíram às ruas para acompanhar as preparações para a grande partida em La Rural bem no centro de Buenos Aires, fizeram a festa e não deixaram, pilotos e equipas, indiferentes.

A etapa inicial da prova que vai hoje para a estrada e que marca o início da 32ª edição do Dakar será composta por 317 quilómetros e será apenas de ligação, estando guardado para amanhã o início das hostilidades. Miguel Barbosa aguarda ansioso o início da prova: “Já estamos aqui há alguns dias e apesar da azáfama normal que antecede uma prova desta dimensão, a realidade é que há muito tempo livre e eu estou muito desejoso de entrar no carro e partir, mesmo que hoje seja apenas um percurso de ligação”, começou por dizer.

Amanhã, a etapa 1 começa então a ‘sério’ com 251 quilómetros contra o cronómetro e que estabelece a ligação entre Colon e Cordoba: “Somos o 32º carro na estrada e isso vai dificultar nesta fase inicial a nossa tarefa, pois vamos estar atrás de carros mais lentos e vamos ser forçados a efectuar ultrapassagens, num percurso difícil e com muito pó. Vamos ser cautelosos inicialmente para não corrermos demasiados riscos mas espero, sempre com um andamento rápido”, continuou o piloto que vai estar aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 da JMB Stradale Off Road.

Com o top 10 em mente e ciente que está munido das melhores armas, Barbosa quer desde cedo impor-se entre os mais rápidos: “Temos um bom carro e uma boa equipa, por isso não há nada a temer. Vou dar o meu melhor e esperar pelo dia de amanhã para perceber o nível dos outros concorrentes”, concluiu o piloto português.

Miguel Barbosa e Miguel Ramalho participam pela terceira vez no Dakar, a primeira em solo sul-americano. O seu melhor resultado foi no ano de estreia em 2006 quando terminaram a prova no 21º lugar.