sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Miguel Barbosa completa mais uma etapa do Dakar


14º lugar na especial, 12º à geral

A 13ª etapa do Dakar 2010 foi para Miguel Barbosa/Miguel Ramalho uma especial mais tranquila onde os percalços não marcaram presença e onde os objectivos se cingiam sobretudo, a chegar ao final. Assim, a dupla portuguesa concluiu o dia na 14ª posição, 12º lugar da geral.

A classificativa de hoje foi, na fase inicial um percurso de dunas e depois em zonas mais rápidas. Barbosa ciente que a zona de areia seria especialmente complicada, decidiu não arriscar em demasia: “Sabíamos que era importante não ‘atascar’ na zona de dunas e por isso fomos fazendo o percurso de uma forma mais controlada, até porque em termos de resultado final, já não há nada que possamos fazer e como tal, não faz sentido correr riscos desmedidos”, disse.

Em termos de adversários e dada a classificação, a principal preocupação dos pilotos portugueses centrava-se na dupla Misslin/Polato também pilotos da JMB Stradale Off Road: “Mas a determinada altura nas dunas passámos por eles e percebemos que estavam presos na areia. Sentimos que tínhamos uma boa margem de vantagem e então optámos por fazer duas paragens: a primeira para vazar um pouco os pneus para uma melhor performance na zona de areia e mais tarde para trocar uma roda que estava com problemas. Perdemos, claro, muito tempo, mas que em nada influenciou a classificação geral”, continuou.

Assim, amanhã tem lugar a última etapa da prova, e Barbosa considera que tal como hoje o importante é chegar ao final sem correr riscos: “Apesar da especial de amanhã ser rápida e de exigir muito dos pilotos, penso que não vai mudar nada em termos de classificação para nós, por isso, vamos entrar com calma e garantir terminar a prova”, concluiu.

A derradeira etapa decorre amanhã com um troço cronometrado de 206 quilómetros que ligará San Rafael à capital da argentina, Buenos Aires onde é esperada uma enchente de público para consagrar os vencedores.

Classificação na Etapa 13:
1º Peterhansel/Cottret – BMW com 2h58m25s
2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 1m21s
3º Chicherit/Thoerner - BMW a 3m45ss
….
14º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 28m44ss

Classificação após a Etapa 13:
1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 45h49m42s
2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 2m48s
3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 31m48s
….
12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 7h16m54s