domingo, 3 de janeiro de 2010

Hélder Rodrigues encerra o Top-10 após a 1ª etapa do Dakar


PORTUGUESES ARRANCAM BEM NAS DUAS RODAS

Depois de um dia sem cronómetros, a caravana do Dakar entrou finalmente em acção com a primeira especial de competição. Na chegada a Córdoba, os portugueses celebraram um excelente arranque. Hélder Rodrigues encerra o Top-10 e tem agora a vantagem de sair amanhã em perseguição dos seus principais adversários.

Os representantes portugueses na mais dura aventura do todo-o-terreno mundial começaram sem dúvida o ano com o pé direito. Deixando ainda de noite, cerca das quatro da manhã, o “bivouac” de Colón a jornada começou com uma ligação de 317 quilómetros. Já a “especial”, que alternou pistas rápidas com pequenas secções sinuosas abaixo da cota dos 1000 metros de altitude, foi diferenciada para as motos e automóveis/camiões – uma medida de segurança justificada com a dificuldade em ultrapassar na maior parte do percurso.

Na estreia da competição na edição de 2010 do Rali Dakar Argentina-Chile (no primeiro dia cumpriu-se apenas um percurso de ligação), os motards lusos alcançaram o acampamento em Córdoba com bons motivos para sorrir. Paulo Gonçalves estabeleceu o oitavo melhor tempo nos 219 quilómetros de especial, logo seguido de Ruben Faria. Já Hélder Rodrigues encerrou o Top-10, a 4’30 do líder surpresa, o francês David Casteu que corre este Dakar aos comandos de uma quase desconhecida moto Sherco.

Rodrigues mostrava-se satisfeito no final; “A especial de hoje foi muito curta e rápida, mas penso que cheguei ao fim no sítio certo. É esta a minha estratégia, estar desde o início com o grupo da frente e manter este contacto de proximidade. Assim estou em vantagem em relação aos meus adversários nesta fase inicial, pois vou persegui-los em vez de ser perseguido. O Dakar é uma longa maratona e sei que tenho a preparação e máquina certa para atacar na fase mais decisiva como sempre fiz”.

Amanhã (3 Janeiro) há 626 quilómetros para cumprir entre Córdoba e La Rioja, 294 dos quais em especial cronometrada. O percurso será uma vez mais diferenciado para as motos e automóveis e camiões.