domingo, 3 de janeiro de 2010
Equipa Mitsubishi Brasil fica em 15º na primeira etapa do Dakar
Publicado em domingo, janeiro 03, 2010
Devido ao mau tempo, trechos da especial entre Colón e Córdoba foram reduzidos
A Equipe Mitsubishi Brasil com Guiga Spinelli e Filipe Palmeiro ficou em 15º lugar na primeira especial do Rally Dakar 2010 entre as cidades argentinas de Colón e Córdoba. A dupla fez o percurso em 2h22m03s, apenas 10m48s atrás do primeiro colocado, o espanhol Nani Roma. Spinelli e Palmeiro largarão para a segunda especial às 10h09m deste domingo. Em função do mau tempo e do desgaste do terreno por causa das chuvas, a organização teve que reduzir os trechos, visando a segurança dos pilotos e navegadores. O primeiro estágio do maior rally do mundo teve 349 de deslocamento inicial, 199 km de especial e mais 84km de descolamento final. O segundo do dia do Rally Dakar terá 294 km de trecho cronometrado entre as cidades de Córdoba e La Rioja.
Todos os cinco Mitsubishi Racing Lancer da JMB Stradale, comandada por Dominique Serieys, ficaram entre a 11ª e 16ª posições. O português Carlos Souza e o francês Mattias Baumel ficaram em 11º, em 2h18min37s, seguido de perto pelos franceses Nicolas Misslin/Jean Michel Polato. Depois foi a vez de Orlando Terranova (ARG)/Pascal Maimon (FRA) terminarem na 13ª colocação em 2h18min44s. O Mitsubishi Racing Lancer da Equipe Mitsubishi Brasil de Guilherme Spinelli (BRA) e Filipe Palmeiro (POR) chegou em 15º com a marca de 2h22m03s. Em seguida vieram os portugueses, ocupando o 16º posto, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, 2h23min22s.
"Dirigimos com bastante cautela pois além de garantir a nossa segurança o nosso objetivo é terminar o Dakar. Nós não atacamos e mesmo assim passamos quatro ou cinco carros. Se as próximas etapas fossem parecidas com a primeira, seria perfeito", disse o navegador Filipe Palmeiro.
Visando facilitar a vida dos competidores, foi estabelecido um trajeto paralelo entre motos/quadriciculos e carros, com uma kilometragem mais suave para os motociclistas. O programa será o mesmo nessas primeiras etapas, porém separado em duas partes. O público argentino pode demonstrar o seu carinho pelo esporte e acompanhar de pertinho nas zonas públicas da primeira fase do Dakar entre Colón e Córdoba.
A segunda etapa entre as cidades argentinas de Córdoba e La Rioja será especial para os amantes de cross-country e enduro, com muitos saltos. Serão 56 km de deslocamento, depois 294 km de terra, areia e pedras da especial e 276 km de deslocamento até o bivouac em La Rioja, ao todo serão 626 km de adrenalina.
2ª ETAPA (03/01) - CÓRDOBA/LA RIOJA
Deslocamento: 56 km
Especial: 294 km
Deslocamento: 276 km
Total: 626 km