
Spinelli e Palmeiro completam especial em 11º lugar e permanecem em nono na geral
A Equipe Mitsubishi Brasil superou mais uma vez os desafios do Rally Dakar 2010. O Mitsubishi Racing Lancer do piloto Guilherme Spinelli e do navegador Filipe Palmeiro foi o 11º veículo a cruzar a linha de chegada em 5h37min26s, 31min11s atrás dos campeões da especial de hoje, o piloto americano Mark Miller e o navegador sul-africano Ralph Pitchford. A dupla espanhola Sainz/Cruz lidera a competição, em 16h10min51s. A etapa entre Copiapó e Antofagasta exigiu muita atenção, especialmente da navegação, por ter pistas rápidas, sinuosas e trechos off-road. Foram 90 km de deslocamento inicial, 483 km de especial e 97 km de deslocamento final.
Atenção, concentração e prudência definiram a estratégia da Equipe Mitsubishi Brasil, nesta quinta especial. O famoso caminho entre as cidades chilenas de Copiapó e Antofagasta, conhecido pelas suas quantidades de minas de ouro e cobre, exigiu bastante resistência física dos pilotos e navegadores.
"Foi a especial mais demorada, com variação entre os trechos, pistas prazerosas de se pilotar, rápidas com piso bom mas escorregadio, depois trechos horrorosos, fora da estrada com valas, erosões e pedras. Pegamos um cruzamento de rio com descida de dois a três metros de parede. Foi uma prova muito dura, especialmente para o carro", explicou Spinelli.
"Ocorreu tudo bem, no ritmo esperado, sem problema algum. Só paramos uma vez para ajudar o Miguel Barbosa e o Miguel Ramalho, da nossa equipe, a JMB Stradale, que haviam caído nas dunas. Mas como estava tudo bem com eles, seguimos em frente. Continuamos na nona posição na geral e estamos mantendo as nossas estratégias, que são segurança em primeiro lugar e andar no nosso ritmo", completou Filipe Palmeiro.
Amanhã (07/01), na sexta etapa, os competidores sairão de Antofagasta rumo a Iquique e encontrarão uma especial de 418km, com a maior parte de pista rápida, trechos sinuosos as dunas no melhor estilo africano. Depois de escalarem a última duna, pilotos e navegadores se lançarão sobre um tobogã de areia de aproximadamente 3 km, em Iquique, com o Oceano Pacífico ao fundo.
"A especial de amanhã será tão dura quanto a de hoje. E a tendência é pior pois na sexta-feira teremos pela frente a especial mais longa e provavelmente a mais difícil", apostou Spinelli.
RESULTADOS CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CARROS
1) Sainz/Cruz (ESP) - 16h10min51s
2) Al Attiayah (CAT) e Gotschalk (ALE) - 16h15min28s
3) Mark Miller (EUA)/ Ralph Pitchford (ZAF) - 16h20min30s
9) Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro (POR) - 17h48min39s
RESULTADOS 5ª ETAPA
1) Mark Miller (EUA)/ Ralph Pitchford (ZAF)- 05h06min15s
2) Sainz/Cruz (ESP) - 05h08min25s
3) Al Attiayah (CAT) e Gotschalk (ALE) - 05h10min42s
11) Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro (POR) - 5h37min26s
6ª ETAPA- (07/01) - Antofagasta/Iquique
Deslocamento: 180 km
Especial: 418 km
Deslocamento: 0 km
Total: 598 km
Foto: DPPI