
Spinelli é o melhor brasileiro na competição
Depois de 13 dias de muita aventura e 7.853 km percorridos, o Rally Dakar 2010 entra na última e decisiva etapa amanhã. O piloto brasileiro Guilherme Spinelli e o navegador português Filipe Palmeiro, da Equipe Mitsubishi Brasil, chegam à final do maior Rally do mundo como TOP 10. A dobradinha Brasil/Portugal vem mostrando entrosamento já na sua primeira grande competição internacional. Na penúltima especial disputada hoje (15/01) com 368km entre as cidades argentinas de San Rafael e Santa Rosa, a dupla chegou em 11º lugar em 3h16min05s. O resultado deixa a Equipe Mitsubishi Brasil na 10ª colocação na classificação geral dos carros, Spinelli como o melhor brasileiro da competição e Filipe como segundo melhor português. Os campeões da 13ª especial foram os franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, com o tempo de 02h58min25s. A dupla espanhola Sainz e Cruz entra na reta final do Rally na liderança da classificação com o tempo total de 45h49min42s.
Pilotos e navegadores precisaram de muita concentração para ultrapassar as dunas de San Rafael, as últimas do Rally Dakar 2010. Depois de atravessarem os 40 km das areias cinzas das dunas Nihuil, as equipes encontraram pistas grandes e rápidas até a chegada da especial em Santa Rosa. Foi um dos raros momentos do Dakar em que os pilotos puderam usar a velocidade máxima do veículo. A penúltima etapa da competição teve de 725 km (76 km de deslocamento inicial, 368 km de especial e 281 km de deslocamento final).
Vencer as dunas de San Rafael teve um gostinho especial para o brasileiro Guilherme Spinelli. Ano passado, na sua estreia no Dakar, o piloto foi surpreendido por uma duna, no trajeto entre as cidades de San Rafael e Mendoza durante a sexta etapa. Guiga e o então navegador Marcelo Vivolo capotaram. Em função do acidente, Marcelo Vivolo saiu do carro com fortes dores no pescoço, o que levou a dupla chamar o resgate médico e abandonar o Rally.
"Durante esses 13 dias eu fiquei com isso na cabeça, como seria encarar novamente as dunas de San Rafael. E elas ficaram para um dos últimos dias, já que este ano o Dakar teve o trajeto alterado. A noite foi agitada com esta expectativa, mas quando começou a especial, eu me concentrei e deixei de pensar no passado. Confesso que senti um alívio quando as dunas acabaram e foi uma grande satisfação pessoal passá-las ileso, sem sustos e até mesmo sem atolar", revelou Spinelli.
"Vamos para o último dia de Rally que parece ser relativamente simples. Porém, não menos perigoso. Os percursos serão rápidos, de altíssima velocidade, com curvas de 90º. Concentração total, pois o Dakar ainda não acabou e temos mais um dia pela frente. Estamos quase lá", explicou o português Filipe Palmeiro.
Concentração continua sendo a palavra chave no último dia do Dakar. Muita atenção e cuidado nos 206 km da última especial. Pilotos e navegadores encontrarão pela frente pistas rápidas até a chegada à capital argentina. Ao todo serão 166 km de deslocamento inicial, 206 km de trecho cronometrado e 335 km de deslocamento final.
"É um desafio muito grande estar aqui e um desafio maior ainda chegar à final. Passar por todas as adversidades que este Rally nos proporciona, é sem dúvida, muito difícil. Temos mais um dia pela frente. Não iremos diminuir em nada nossa atenção e concentração. Pelo contrário, vamos fazer a especial como se o Rally estivesse começando. Só iremos comemorar a nossa participação quando o Rally realmente acabar", finalizou Spinelli.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CARROS DO RALLY DAKAR 2010
1) Sainz/Cruz (ESP) - 45h49min42s
2) Al Attiayah (CAT)/ Gotschalk (ALE) - 45h52min30s
3) Miller (EUA)/ Pitchford (ZAF) - 46h21min30s
10) Guilherme Spinelli (BRA) /Filipe Palmeiro (POR) - 51h58min51s
RESULTADOS 13ª ETAPA
1) Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) - 02h58min25s
2) Al Attiayah (CAT)/ Gotschalk (ALE) - 02h59min46s
3) Guerlain Chicherit (FRA)/ Maria Cristina Thoerner (SUI) - 03h02min10s
11) Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro(POR) - 3h16min05s
14ª ETAPA - (16/01) - Santa Rosa/Buenos Aires
Deslocamento: 166 km
Especial: 206 km
Deslocamento: 335 km
Total: 707 km
Foto: DPPI